terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Linhas azuis com descontos (Funchal)

Desde 1 de Janeiro, os carros híbridos e eléctricos têm 50% de desconto em dez parcómetros
Data: 12-01-2010




Desde 1 de Janeiro de 2010, a Sociedade de Exploração de Parques (SEP) possibilita descontos aos proprietários de veículos híbridos e eléctricos em parcómetros situados em determinados pontos da cidade do Funchal. Apesar desta facilidade, a SEP ainda não recebeu, no entanto, qualquer contacto por parte de interessados para usufruto destas regalias.

Segundo informações facultadas por Marco Sousa da SEP, esta medida entrou em vigor no primeiro dia do corrente ano e o procedimento para aquisição de um cartão de descontos é simples. "O cliente, que seja proprietário de um veículo com essas características, desloca-se à Câmara Municipal do Funchal com o registo de propriedade do veículo e entrega os seus documentos pessoais, onde lhe é emitido uma guia para o veículo em questão, que deverá ser colocada no pára-brisas do automóvel", explicou. Posteriormente, com essa guia, o condutor apenas tem de deslocar-se às instalações da SEP, na Rua Visconde Anadia 19/21 3º Esquerdo, e levantar um cartão específico para estes veículos, mediante uma caução de cinco euros.

"A partir desse momento, é só deslocar-se a um dos dez parcómetros escolhidos para o efeito e carregar o cartão com um valor máximo de 25 euros", sublinhou. Depois, para utilizar o estacionamento em linha azul, basta introduzir o cartão na ranhura correspondente no parcómetro e escolher o tempo/valor pretendido, usufruindo já de um desconto de 50% sobre o valor da zona onde a viatura está estacionada.

Apesar desta facilidade, até ao momento, a SEP ainda não recebeu qualquer pedido de adesão. O estacionamento para este tipo de veículos está fixado em dez parcómetros, situados em diferentes pontos do Funchal. A Rua Bela de São Tiago, Avenida do Mar, Rua Major Reis Gomes (Dolce Vita), Rua do Hospital Velho, a Rua do Aljube, dos Ferreiros, Avenida Arriaga (poente), Avenida do Infante (poente), Estrada Monumental e Caminho dos Piornais (nascente) são os locais onde os parcómetros já estão adaptados. A SEP não prevê ainda estipular descontos para estes veículos nos parques que detém.

Híbridos ainda são "muito caros"

Embora ainda não existam no mercado regional veículos eléctricos para venda, algumas marcas de automóveis na Madeira já comercializam híbridos. Os preços poderão ser o maior entrave para a aquisição deste tipo de viaturas, que se assumem como menos poluentes. O presidente da mesa da ACIF para o Comércio Automóvel, Pedro Tavares da Silva, explicou ao DIÁRIO que, enquanto este tipo de viaturas não for produzido em massa e definido um único tipo de energia, os preços não baixarão. "As reformas da fiscalidade automóvel vêm no sentido de incentivar, mas é uma tecnologia muito cara", frisou, afirmando que, na Região, "não são muitos" os proprietários deste tipo de carros.

Pedro Tavares da Silva consegue traçar o perfil do consumidor de um híbrido. "As pessoas que compram são ambientalmente conscientes e fazem mesmo questão de ter um carro deste tipo", disse, defendendo que, neste momento, não é por motivos económicos que optam por este tipo de automóvel.

Veículos híbridos

Um automóvel híbrido é um veículo que possui mais de um motor propulsor, que usam tipos diferentes de alimentação. Como exemplo, há os automóveis que combinam motor a explosão e motor elétrico, ou seja, um veículo elétrico alimentado pela energia proveniente da queima de combustível.

Os híbridos assumem-se como automóveis com consumos inferiores e menos poluentes. As emissões poluentes, nitidamente mais baixas às de um automóvel tradicional, permitem a protecção de um já fustigado meio ambiente.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos