sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Corveta na Pontinha

'ANTÓNIO ENES' CHEGA HOJE AO FUNCHAL PARA UMA ESCALA DE TRÊS DIAS.
Data: 08-01-2010



A Corveta da Marinha de Guerra Portuguesa N.R.P. 'António Enes' dará entrada hoje, pelas 15 horas, no porto do Funchal, uma presença que se prolongará até às 9 horas do próximo domingo, dia 10. Esta escala, que terá o agenciamento a cargo do Comando da Zona Marítima da Madeira, está classificada como sendo de serviço público.

Esta unidade naval de superfície faz parte de uma série de seis navios que constituem a classe 'João Coutinho'. Foi construída sob desenho português da autoria do engenheiro construtor naval Rogério Silva Duarte Geral d´Oliveira, nos estaleiros Bazan em Cartagena, Espanha, tendo entrado ao serviço da Armada Portuguesa no dia 18 de Junho de 1971. Com número de amura 'F471', foi baptizada em homenagem a António José Enes (1848-1901), antigo comissário régio em Moçambique.

O navio desempenhou várias missões em Moçambique, Angola, Guiné e Cabo Verde. Após a Guerra Colonial Portuguesa foi progressivamente atribuída alternadamente a missões de vigilância, busca e salvamento e fiscalização das águas territoriais. Das suas principais dimensões de destacar os seus 85 metros de comprimento por 10.3 m de boca (largura) e 3,3 m de calado. Está equipada com dois motores OEW Pielstick, conferem uma velocidade máxima de 22 nós. Em navegação, e à velocidade de serviço - 18 nós -, esta Corveta tem uma autonomia de aproximadamente 5.900 milhas náuticas.

Ao nível do armamento, está equipada com um reparo duplo de 76 mm e um outro de 40/60 mm. Já no que respeita aos sensores de navegação, de destacar que esta unidade está equipada com dois radares de navegação: um modelo KH1007 e outro RM 1226C.

Tem uma guarnição constituída por 72 elementos, dos quais sete pertencem à classe de Oficiais, 14 à de Sargentos e os restantes, 51, à de Praças.

1.650 toneladas de gás no Caniçal

A outro nível, de destacar a presença no Centro Logístico de Combustíveis da Madeira (CLCM), no Caniçal, do navio butaneiro 'Ocean Primero'. Com chegada anunciada para as 9 horas de hoje, este navio de bandeira britânica é procedente do porto de Sines e deverá prolongar esta sua presença naquele terminal até às 8 horas de amanhã, tendo como destino o seu porto de origem. Segundo conseguimos apurar, o navio deverá proceder à trasfega de 1.650 toneladas de gás (propano e butano).


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos