sábado, 16 de janeiro de 2010

Centro de Formação arranca este ano

Anúncio do secretário dos Assuntos Sociais para a Protecção Civil e Bombeiros







O Centro de Formação de Protecção Civil e Bombeiros começa a ser construído este ano. O anúncio foi feito ontem pelo secretário regional dos Assuntos Sociais, durante a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre o Serviço Regional de Protecção Civil e a Escola Nacional de Bombeiros, com vista à formação dos soldados da paz madeirenses, que tem sido efectuada naquele estabelecimento.
Francisco Jardim Ramos salientou que o futuro centro de formação, a ficar concluído em 2011 na Cancela, junto da futura sede da Protecção Civil, será um importante pólo para a acção formativa dos bombeiros madeirenses, não descansando, porém, o apoio imprescindível da Escola Nacional de Bombeiros». O governante destacou que a infra-estrutura irá dotar a Região de «uma mais-valia na política de formação dos agentes de protecção civil regional», ainda mais numa altura em que entrou em vigor nova legislação que veio criar a carreira de oficial de bombeiro. «Queremos que os nossos bombeiros tenham os direitos e garantias dos elementos do resto do país e, por isso, é essencial que tenham a formação adequada para o ingresso e progressão na carreira», minimizando «os incómodos que decorrem da deslocação dos formandos para fora da nossa Região Autónoma», explicou.
O responsável reconheceu ainda que «a Protecção Civil na Madeira é hoje sinónimo de adequação e modernização permanentes numa clara estratégia de investimento na segurança dos madeirenses», graças à colaboração da ENB.
Duarte Caldeira, presidente da Escola Nacional de Bombeiros, recordou que já tinha sido assinado um protocolo com a Região em 2001, que foi actualizado em 2006. O acordo ontem assinado surge num novo contexto, em que se deu, com o passar dos últimos anos, um «salto qualitativo» em relação ao «edifício da Formação», para além das exigências do novo decreto-lei, que cria a carreira de oficial de bombeiro, e ainda pelo facto de caminhar para a descentralização da formação, ao encontro das especificidades regionais. «A descentralização vem fazer com que a escola chegue aos bombeiros e não os bombeiros à escola, o que quer dizer que: quanto mais próximas forem as estruturas formativas dos destinatários fundamentais dos conteúdos de formação, mais se cumpre a missão de qualificação e de atribuir competências no exercício de missões aos agentes de socorro em geral e aos bombeiros em geral», comentou Duarte Caldeira.

Protocolo define vagas na ENB e “prepara” Centro

O protocolo ontem assinado entre o Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) visa dar continuidade à formação dos bombeiros madeirenses por parte daquele estabelecimento e de dotar o futuro Centro de Formação de Protecção Civil dos vários cursos, teóricos e práticos, aos agentes de protecção civil, nomeadamente aos corpos de bombeiros, naquele que será «um pólo privilegiado para a concretização da política de descentralização formativa da ENB. Vai também ao encontro das exigências do decreto-lei nº 241/2007, de 21 de Junho, que cria a carreira de oficial de bombeiro e que veio atribuir à escola nacional «um papel activo na preparação dos conteúdos programáticos e estruturas curriculares para os cursos de acesso àquela carreira».
Com este protocolo, ficam garantidas, por exemplo, as vagas a serem preenchidas pelos elementos da Madeira, nos cursos a decorrerem na ENB, «de acordo com as necessidades e prioridades a definir anualmente pelas instituições outorgantes. Fica ainda estabelecida a deslocação à Região, com o comum acordo das entidades que assinam o acordo, de formadores da ENB para, “in loco” e a expensas do SRPC, ministrarem determinados cursos/conteúdos do seu Plano Pedagógico.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos