quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Campo de golfe já tem máquinas nos terrenos

Infra-estrutura localizada na Ponta do Pargo pronta em 2011 e com privados interessados







Já começaram as obras para a construção do campo de golfe da Ponta do Pargo, no concelho da Calheta. O presidente da Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste, Paulo Sousa, em declarações ao JM, sublinha que, nesta fase, está-se a fazer a limpeza dos terrenos e a montagem do estaleiro para a empreitada propriamente dita. As máquinas iniciaram ontem a sua tarefa.
Paulo Sousa lembra que o campo de golfe da Ponta do Pargo, um empreendimento da responsabilidade da Vice Presidência, através da Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste, deverá estar concluído até finais de 2011.
O projecto do campo, recorde-se, é da autoria de Nick Faldo, um dos mais conhecidos nomes do golfe à escala mundial, e pretende ser, conforme já por mais de uma vez enfatizou o vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, uma alavanca de desenvolvimento não só da freguesia da Ponta do Pargo, mas também da Calheta e da Região. Este investimento tem já investidores privados interessados, sendo que um deles é o grupo britânico Morgan Forbes, segundo o site do mesmo.
Segundo informações veiculadas no site da Vice Presidência, a infra-estrutura será construída em duas vertentes, uma de torneio com um grau de dificuldade maior (6.257 metros) e outra, mais acessível, para amadores, com 5.878 metros.
Ainda segundo a mesma fonte, «o campo foi projectado por forma a conciliar a beleza da zona com a própria orografia do terreno, permitindo aos jogadores combinar a espectacularidade das vistas sobre a montanha e sobre o mar com um grau de dificuldade necessário ao desafio».
A infra-estrutura terá dezoito buracos “championship” e um “pitch and put” de nove. Será igualmente construído um campo de treino, vocacionado para iniciação ou condições especiais de jogo.
O recinto, lembra ainda o site, possibilitará uma versatilidade de opções aos jogadores. Aos profissionais e em competições, o desafio é de 71 pancadas como o par ideal. Aos amadores, 72. O campo terá, ainda, dez lagoas que serão colocadas estrategicamente por forma a aumentar o nível de dificuldade do jogo, mas também com uma função estética e funcional de reserva de água.
Realce-se ainda a existência de um Club House, que servirá de estrutura de apoio aos jogadores e visitantes. Será servido por um restaurante, um bar, uma pró-shop, uma recepção, balneários e outras facilidades.
Com vista a garantir o retorno do investimento, este campo terá uma componente imobiliária.
No site, lembra-se ainda a importância daquele investimento como potenciador do desenvolvimento da freguesia e como elemento de fixação das populações da Ponta do Pargo e freguesias vizinhas, já que irá gerar postos de trabalho e incentivar o surgimento de outros investimentos, sobretudo privados.
A construção desta infra-estrutura pretende complementar a oferta da Madeira neste segmento de mercado, assumindo-se como um investimento importante para ajudar a colocar a Região no roteiro dos destinos mundiais da modalidade.



Jornal da Madeira




























Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos