sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Vânia Fernandes lança em Fevereiro o primeiro disco. Dois singles rodam já nas rádios.

Senhora do Mar embarca em 'Alma Marinheira'

Data: 08-01-2010




'Quem mais sonha é quem mais ama', diz a letra de 'Alma Marinheira', canção original de Valter Rolo e Fernando dos Santos que dá o título ao primeiro disco de Vânia Fernandes e um dos dois 'singles' de promoção do trabalho, a lançar no próximo mês de Fevereiro. O outro é 'Trova do Vento que Passa', tema de Manuel Alegre recuperado pela jovem madeirense, nesta versão com arranjos de Marino de Freitas e que também já está passar nas rádios regionais, incluindo na TSF-Madeira.

A voz de 'Senhora do Mar' sonhou e vê agora concretizado o sonho de ter um trabalho gravado, este com produção do conhecido baixista da fadista Mariza e com o apoio da Endemol. O prémio ganho com a vitória no concurso da RTP 'Operação Triunfo', em Janeiro de 2008, toma forma quase dois anos depois, estando prevista a distribuição a partir do próximo mês.

Para o lançamento do disco, a acontecer num local e data definir no decorrer de Fevereiro, está a ser preparado um espectáculo, adiantou a cantora, que faz questão de apresentar primeiro o seu registo de estreia na Região: "Lá será mais um. Eu gostaria que partisse daqui, porque eu parti daqui e tudo isto partiu daqui".

Nos dois anos até ao disco, o mais complicado foi mesmo escolher o seu estilo musical, assumiu: "Eu nunca gostei de rótulos, nunca gostei de dizer eu sou uma cantora de jazz, ou sou fadista, ou sou isto... acima de tudo eu sempre tive de cantar de tudo, porque é isso que nós fazemos nas noites da Madeira, temos de cantar de tudo e ir ao encontro das pessoas. De maneira que eu estava com dificuldade em encontrar o meu caminho".

Desde o primeiro contacto com Marino Freitas, o produtor, passaram três meses, dedicados à composição, à selecção de reportório, aos arranjos e à gravação entre a digressão de Marinho, que acompanha a fadista Mariza pelo Mundo, contou. "Foi uma turbulência, mas conseguimos". O trabalho já está todo gravado.

'Alma Marinheira' é feito de muita música e de muitas influências, segundo a cantora. Tem dois 'covers', um tema tradicional madeirense ('Canção de Embalar') e sete originais. "Acima de tudo, foi um belíssimo compositor que encontrei, que também toca piano no disco e é o braço direito do Marino, - que é o Valter Rolo - e que foi uma peça-chave para o projecto, porque tem uma sonoridade muito própria. Ele é um pianista de jazz, mas o Marino, por outro lado, quando faz os arranjos pensa mais em worl music, agora com a experiência cada vez mais crescente que ele tem, e também em procurar o nosso lugar na música portuguesa. Esse foi o nosso grande desafio".

Vânia Fernandes fala de 'Alma Marinheira' como um projecto "bastante ambicioso a nível musical". Destaca as muitas participações de muitos músicos e o formato de orquestra, em digital porque não tiveram orçamento para pôr uma orquestra a gravar.

Agora segue-se o formato de espectáculo. "É a próxima coisa a pensar", garantiu, acrescentando que, entre outras coisas, falta eleger a banda suporte. A banda que vai acompanhar Vânia em palco será escolhida por Marino Freitas. "Ele é que sabe as pessoas certas para fazer o que ele imaginou na cabeça. Ele terá uma palavra sempre a dizer. Eu confio plenamente nele, tal como confiei até agora", disse.

O desafio que se coloca agora é fazer o máximo de espectáculos possíveis no âmbito do disco. "Eu acredito que vai haver aqui uma mudança. Até agora eu fiz espectáculos bastante bons, aqui, com a nosso equipa de cá, mas mais de covers, 'Operação Triunfo', dentro deste âmbito. Agora não quer dizer que deixe de fazer isso, mas tenho este projecto essencial para mostrar, que é uma coisa mais minha, diferente. Já não é a 'Senhora do Mar', a 'Senhora do Mar' tem a ver com o Festival, eu espero que as pessoas gostem e recebam esta 'Alma Marinheira' da mesma maneira.


DN Madeira

Trova do vento que passa (Original cantado por Adriano Correia de Oliveira)




bem que ela poderia incluir meste CD a Musica "Tudo me dobra a pena" que ela cantou para o Filme Madeirense "Memorias que nunca se apagam "


Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos