quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Temos de vender a qualidade do destino Madeira

Conceição Estudante realça na abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa







A Consolidar. Consolidar. As duas palavras foram sublinhadas ontem em Lisboa por Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes, durante a conferência de imprensa no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
Diz que constituem as palavras-chave para o Turismo da Madeira em relação ao mercado nacional que, recordou ontem, não assim tanto desde há cerca de seis anos. Por isso mesmo evidenciou que pretende manter o crescimento que o mercado nacional traduziu em 2009 para a Madeira.
«Queremos que os portugueses do continente visitem a Madeira». Quanto aos que já a conhecem, diz que também devem revisitar o destino porque, sublinha, a Madeira está em permanente renovação, o que, em seu entender, constitui uma grande particularidade do destino.
Não quis deixar de agradecer a todos quantos preferiram passar férias na Região Autónoma, mas também evidenciou que, em parte, isso se deve a um grande trabalho promocional feito em 2009 e que, como avançou, irá ter continuidade este ano, através de várias iniciativas para manter a chama acesa. Recordou, contudo, que o mercado nacional sempre esteve entre os três principais do destino.
Quanto a eventuais comparações com outros destinos do país, Conceição Estudante, que estava perante jornalistas da Madeira mas com a grande maioria a pender para este lado do Atlântico, deu um esticão e separou o trigo do joio ao afirmar que a Madeira constitui o destino mais bonito, com mais qualidade e o mais acolhedor de Portugal.
Uma das provas do que defendeu encontra sustentação no facto da Madeira ter sido reconhecida o ano passado como destino de excelência. Uma realidade atestada por uma instituição internacional e independente.
Neste sentido, sublinhou que a qualidade é uma realidade incontornável. Daí que tivesse afirmado que temos de «levantar bem alto esta bandeira e utilizá-la para vender o destino».
No período de perguntas e respostas, a governante teve ocasião de falar acerca das verbas para a promoção da Madeira para o mercado nacional este ano, que são de 3,3 milhões de euros. Constitui um incremento de + 6% em relação a 2009.
Uma nota final para dar conta que o vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, esteve presente na conferência de imprensa.

Prémio é estímulo para o hotel “The Vine”




Gonçalo Henriques, administrador da empresa Nossa Cidade, não escondia ontem em Lisboa a sua satisfação pelo facto do seu hotel, o “The Vine”, ter recebido uma Menção Honrosa, nos Prémios Turismo de Portugal. A unidade do centro do Funchal foi um dos candidatos finalistas e constituiu o único empreendimento ou evento da Madeira a receber uma distinção nesta iniciativa do Turismo de Portugal, que este ano conheceu a quinta edição.
Não descurando todos demais prémios que a unidade tem recebido, apesar de ter cerca de um ano, o empresário referiu que este é diferente. Ao contrário dos outros, que incidiam muito na vertente do “design” e a arquitectura de interiores.
Acerca do prémio que ontem recebeu na capital, diz que também havia esses aspectos, mas igualmente componentes como o serviço e a exploração, o que considera ser fantástico para o hotel, além de constituir um estímulo.
Gonçalo Henriques recorda que a receptividade do hotel tem sido muito boa, exigindo muito trabalho. «Temos vindo a crescer sempre de mês para mês».
Não obstante o reconhecimento já obtido, diz que ainda há muito a fazer como seja estar sempre a surpreender os hóspedes, «que o fazem voltar sempre ao hotel “The Vine”». Recorda que tem tido muitos hóspedes portugueses e casais jovens.
Em termos de promoção adianta que o hotel vai estar presente nas principais feiras, além de desenvolver diversas acções promocionais. Resta acrescentar que os prémios do Turismo de Portugal contemplavam sete componentes diferentes.

Madeira quer potenciar norte para o destino



A directora regional do Turismo revelou ontem na abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que a Madeira vai apostar num novo evento em 2010. Além de manter o empenho nos demais que já constituem por si grandes cartazes turísticos, como provou com o crescimento da procura do destino em eventos como a Festa da Flor, o Turismo da Madeira vai apostar no Festival de Cinema, que se realiza em Maio, embora nos anos sequentes venha a acontecer em Novembro.
Raquel França falou na conferência de imprensa, na abertura da BTL, sobretudo de números. Números, sobretudo do mercado nacional, onde evidenciou o crescimento de 16% nos 177.549 hóspedes nacionais entre Janeiro e Agosto, a subida de 18,6% nas dormidas (registaram-se 636.643 dormidas) e a estadia média de 3,3 noites por hóspede.
Uma característica antiga do mercado português, mas que, mesmo assim, a directora regional diz estar a melhorar, além de sublinhar uma maior procura por estadias maiores, de uma semana.
Além dos números, fez um balanço do trabalho promocional desenvolvido em 2009 e projectou o que a Madeira pretende fazer este ano no mercado nacional, onde se pode evidenciar a aposta em “workshops” no norte do país para potenciar a nova ligação directa do Porto, que começa a 28 Março, com a Transavia.


Jornal da Madeira

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