domingo, 1 de novembro de 2009

Madeira pode duplicar pesca de gamba



Data: 31-10-2009

O projecto comunitário MARPROF, que junta as ilhas da Macaronésia da Madeira, Açores e Canárias e dá continuidade em quatro anos (2009-2012) ao PESCPROF, no âmbito do Interreg IIIB, vai aprofundar os estudos para identificação de espécies marinhas de potencial captura e comercialização nas pescas.

Na apresentação que decorreu ontem, no auditório da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, o coordenador geral do projecto, João Delgado, salientou que já tinham sido identificadas mais de 10 espécies de profundidade e que, no caso especial da gamba da Madeira, há fortes possibilidades de esta vir a tornar-se uma fonte de comercialização. Actualmente, como esclareceu, os recursos só dão para pescar 10 toneladas/ano, mas com o alargamento das áreas de investigação ao Porto Santo, Desertas e Selvagens, poder-se-á alargar os índices de captura até às 20 toneladas. Mas isso, são as possibilidades, que terão de ser ainda estudadas neste espaço temporal. O mesmo deverá, aliás, acontecer com a pesca do peixe espada preto, ainda sujeita a estudo.

"Após termos feito a identificação das espécies pelo PESCPROF, surge agora a oportunidade de, seleccionando os recursos mais atractivos, explorar outras facetas, nomeadamente o aperfeiçoamento tecnológico, melhorar métodos de pesca, introduzir elementos de selectividade e biodegradabilidade, diminuir custos da operação de pesca", disse.

"Para tornar o produto atractivo e transformá-lo numa oportunidade concreta para aproveitamento do sector pesqueiro da Macaronésia", esclareceu. "Para chegarmos a uma avaliação rigorosa do rendimento máximo sustentável, precisamos de alargar o estudo. Assim, avaliaremos a tonelagem máxima de captura, que deverá atingir as 20 toneladas/ano". O MARPROF tem um orçamento acima dos 800 mil euros.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos