PORTOS DA MADEIRA REALIZA ACÇÃO PROMOCIONAL JÁ COMO MEMBRO DA MEDCRUISES.
Data: 31-10-2009
A Administração de Portos da Madeira está confiante que a sua admissão na Medcruise, a maior associação de portos de cruzeiros do Mediterrâneo, poderá potenciar novas escalas na Região a partir da aposta em novos cruzeiros.
Essa é uma das conclusões que Bruno Freitas, o presidente da APRAM, tira da sua presença na Assembleia-geral desta associação, que decorreu no Mónaco, participação que formalizou a entrada do Porto do Funchal como membro da associação.
O presidente da APRAM fez uma comunicação onde reconheceu a importância da integração dos portos do Funchal e Porto Santo na Medcruises, aproveitando para promover a nova Gare Marítima Internacional do Funchal.
Bruno Freitas aproveitou, ainda, a presença das maiores companhias para apresentar o Porto Santo como um destino único, com a APRAM a garantir isenção de taxas às companhias que escalem a aquele porto.
Esta prática comercial, inicialmente condicionada a uma passagem obrigatória no Funchal, tinha sido abandonada há 4/5 anos, mas a actual administração considerou como adequado tornar o acesso ao Porto do Porto Santo livre de taxas, o que poderá constituir-se como um forte incentivo à escala de navios na Ilha Dourada, pois na prática as companhias poupam entre 3.500 a 12 mil euros, de acordo com a tonelagem do navio e o número de passageiros.
Refira-se, também, o facto da Portos da Madeira ter avançado para um tarifário de Verão no Porto do Funchal que é inferior ao praticado nos restantes meses do ano, agressividade comercial que visa estimular a procura pela Madeira nos meses fracos, potenciando escalas à entrada ou saída do Mediterrâneo.
Nesta reunião estiveram presentes representantes de 40 portos do Mediterrâneo, Mar Negro e oceano Atlântico, bem como executivos e directores de cruzeiro de companhias convidadas como a P&O Cruises, a Norwegian Cruise Line´s, a MSC Cruises, a V-Ships, Silversea Cruises, a Star Clippers e a Costa Cruises A Medcruise gere a promoção de quase 80 portos de diferentes regiões, países e culturas, pertencentes ou não à União Europeia.
Refira-se que portos e companhias participantes nesta trigésima quinta Assembleia Geral da Medcruise defenderam a necessidade de criar sistemas de planeamento conjunto para a reserva de escalas, tendo em vista a resolução de parte dos problemas de congestionamento que se verificam hoje na maioria dos portos, manifestando os participantes preocupações ambientais, nomeadamente as relativas à imposição da UE para as reduções dos níveis de emissão de CO2.
A Medcruise pretende facilitar a formulação de posições comuns, políticas ou planos sobre assuntos de interesse dos seus associados, posições que são depois apresentadas em fóruns regionais e internacionais. A Assembleia Geral tem lugar duas vezes por ano - a sessão de abertura foi presidida pelo Príncipe Alberto II - e dada a sua importância e contribuição para a promoção dos destinos turísticos neste sector, o presidente da APRAM foi desafiado para que uma das futuras Assembleias-gerais tenha lugar no Funchal.
Entre os portos que já faziam parte da lista de associados da Medcruise contam-se os portugueses de Lisboa, Portimão e Açores.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos