quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Secretário do Equipamento Social visitou obras da Escola Básica do Garachico (Camara de Lobos)

Escola pronta a tempo do início do ano lectivo






(Antiga escola Primaria do Garachico, a nova esta a ser feita no mesmo lugar )




A O secretário regional do Equipamento Social visitou, ontem, as obras de redimensionamento da Escola Básica do 1.º ciclo do Garachico, no Estreito de Câmara de Lobos.
Na ocasião, Santos Costa referiu que esta era uma escola antiga, do plano centenário, que já há um certo tempo estava para ser remodelada. Neste momento, a obra está quase concluída e, segundo adiantou o governante, «ainda vai certamente a tempo do início do ano escolar para entrar em funcionamento, com os alunos a poderem frequentar uma nova escola como merecem».
Com as obras em curso, a Escola Básica do 1.º ciclo do Garachico passará a funcionar a tempo inteiro e serão garantidas as melhores condições para o processo educativo.
O secretário regional do Equipamento Social adiantou que a escola vai ficar com sete salas de aula, duas para o pré-escolar e as outras cinco dedicadas ao primeiro ciclo. Mais especificamente, foram construídas duas salas para a educação pré-escolar, duas salas de actividade curricular e três para actividades não curriculares.
Para além da construção de uma cozinha e de um refeitório, a empreitada contemplou a remodelação das instalações sanitárias existentes e a construção de novas instalações, que agora passam a ter em conta as pessoas com mobilidade reduzida. Por outro lado, no exterior, a obra incluiu a construção de espaços de recreio cobertos e descobertos e um novo parque infantil. Foi ainda criado um polidesportivo com as dimensões regulamentares de 44x22 metros e um edifício de balneários de apoio.
A obra da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional dos Edifícios Públicos, custa cerca de 1,8 milhões de euros.
De acordo com Santos Costa, esta obra insere-se na política que o Governo vem fazendo de modernização do parque escolar, quer com a construção de novas escolas, quer com o redimensionamento de escolas antigas. Aliás, só no concelho de Câmara de Lobos, disse que neste mandato tem sido feito um «esforço muito grande». E apontou os exemplos da nova Escola do Rancho / Caldeira e o redimensionamento da Escola da Lourencinha, já concluídas. Além disso, será também inaugurada antes do início do ano escolar a Escola dos 2.º e 3.º ciclos do Curral das Freiras, que está em curso. Disse ainda que está em construção uma outra escola no Espírito Santo, que ficará concluída no próximo ano.
Nesta ordem de ideias, Santos Costa sustentou que o Governo Regional está a fazer «um esforço muito grande» para rapidamente dotar toda a Região e todas as freguesias de «estabelecimentos escolares modernos que permitam o ensino também moderno e eficaz para as nossas crianças e adolescentes».


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos