quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Finlandeses mantêm operação






Data: 27-08-2009

Os três principais operadores turísticos finlandeses que trabalham para a Madeira deverão manter o número de turistas para a Região Autónoma nas próximas temporadas de Inverno e no Verão de 2010, disse ontem ao DIÁRIO o secretário de Estado do Turismo.




Bernardo Trindade esteve ontem na capital finlandesa onde reuniu com responsáveis pelos principais operadores que trabalham para Portugal e, nomeadamente para a Madeira. Acompanhado por outro madeirense, Oto Oliveira, que coordena a promoção turística de Portugal nos três países da Escandinávia e na Finlândia, o governante reuniu com responsáveis da Aurinkomatkat (grupo Finnair), da Okmatkat (independente) e com a Finnmatkat (grupo TUI) com quem discutiu a actual evolução do mercado turístico local e abordou acções de apoio já em curso e outras que poderão ser implementadas com o apoio do Turismo de Portugal, face à acentuada crise que se vive no mercado finlandês. O país está com uma taxa de desemprego de 10%, a mais alta dos últimos anos, o que se reflecte na vida social dos finlandeses. Curiosamente, referiu Bernardo Trindade ao DIÁRIO, os índices de quebra acentuada de procura por destinos tradicionais, como o Egipto e as ilhas espanholas das Baleares e das Canárias, onde se verificaram decréscimos de cerca de 20%, não estão a verificar-se em relação aos destinos portugueses. Os primeiros resultados deste ano apontam para crescimentos em Lisboa e no Algarve e, embora para a Madeira se verifique uma quebra acima dos 10%, a verdade é que os operadores estão optimistas e há perspectivas de manutenção e até de crescimento para o próximo Verão, aproveitando as boas ligações da TAP entre Helsínquia e Lisboa, com cinco voos semanais. Ainda em relação à Madeira as indicações recolhidas apontam para a manutenção das operações 'charters' que estão a ser realizadas, com voos da Finnair, havendo a registar por outro lado, uma atitude positiva da parte da TUI Nordic em retomar o voo 'charter' que teve no passado para a Madeira. Embora sem garantias. Peika Martin, director de operações do operador em Helsínquia, disse a Bernardo Trindade e Oto Oliveira que está tudo sobre a mesa, e que a situação poderá ser invertida face ao maior apoio das autoridades portuguesas.

"O que temos feito, e é fundamental neste momento de maiores dificuldades dos operadores, é acompanhar o seu trabalho, e proporcionar-lhes meios para quem possam promover voos próprios para os destinos portugueses, aproveitando os programas de incentivos que têm sido disponibilizados pelo Turismo de Portugal e pela ANA e ANAM.", acentuou o secretário de Estado.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos