sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Plano de expansão para a vila do Caniçal

A autarquia de Machico está a ponderar a expansão urbanística da vila do Caniçal. Neste sentido, Emanuel Gomes já mandou iniciar a elaboração do Plano em questão, que permitirá o crescimento da localidade, proporcionando às pessoas locais para construção. Após aquele plano, serão estabelecidos pequenos planos de pormenor.



(AVELINO LUÍS FERNANDES in Olhares)



A Câmara Municipal de Machico está a elaborar o Plano de Expansão Urbanística do Caniçal. Tudo devido à grande densidade urbanística que aquela vila já apresenta.
Emanuel Gomes admite que a solução poderá passar pela aquisição/expropriação de terrenos localizados a noroeste e oeste da vila, permitindo, depois, a sua distribuição dos lotes pela população local, através do regime de cedência de direitos de superfície.
O presidente da Câmara Municipal de Machico lembra que o Caniçal é a freguesia mais jovem da Região e que a população tem vindo a aumentar, bastante, desde há uns anos.
Por outro lado, realça tratar-se de uma população «com dinâmica, com grande espírito de empreendedorismo, que gosta de construir a sua casa, de criar o seu negócio, de aprender cada vez mais».
Emanuel Gomes frisa que este crescimento, esta dinâmica, está, de alguma forma, a ser condicionada pela falta de terrenos. «Para leste, a vila não pode crescer devido à Zona Franca. Actualmente, já não há terrenos disponíveis, pelo que a solução terá de passar pela aquisição ou expropriação de terrenos localizados a oeste e noroeste, permitindo assim o crescimento da vila». O presidente da Câmara Municipal de Machico diz que a elaboração do Plano de Expansão Urbanística da vila do Caniçal é uma medida para avançar ao longo dp mandato. «Vamos analisar os terrenos disponíveis, negociar com os seus proprietários possíveis soluções (pode haver quem esteja interessada em promover urbanizações e vender as moradias aos locais) e depois vamos tentar anunciar uma solução global para o problema da falta de terrenos que os mais jovens confrontam-se, no Caniçal, já que trata-se de gente que gosta de construir a sua casa e não ficar à espera que lhe arranjem lugar para viver».
Emanuel Gomes lembra que, após a conclusão do Plano de Expansão Urbanístico, a Câmara Municipal de Machico terá de avançar para a criação de planos de pormenor das novas áreas e ainda para a construção de acessos viários à zona de expansão.
Entretanto, a Câmara Municipal de Machico e tem vindo a lançar, ao longo deste mandato, um plano toponímico, que vem passando pela identificação de todos os arruamentos do concelho.
A designação dos arruamentos e outros espaços públicos, reveste-se de grande significado e importância, tendo implicado, por parte da edilidade e das Juntas de Freguesia, um aturado cuidado na escolha dos topónimos, que se pretende que estejam intimamente ligados aos valores culturais e sociais das populações, reflectindo e perpetuando a importância histórica, entre outros, de factos, pessoas, eventos e lugares.
O projecto passa ainda pela atribuição do número de polícia, vulgarmente conhecidos por números de porta.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos