segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Lugar de Baixo em obras

Auto silo da marina foi demolido e o pontão está a ser reparado
Data: 31-08-2009



A polémica marina do Lugar de Baixo está de novo a ser alvo de reparações. Desta feita os trabalhos incidem sobre os estragos provocados na sequência da 'limpeza' efectuada aos taludes sobranceiros, assim como a alguns estragos provocados pela fúria das ondas, na muralha do pontão de protecção à marina.

Entre as alterações mais significativas, de registar a demolição integral do auto-silo que havia sido construído quase encostado à falésia, entre a marina e a restante área de apoio, e que fora fortemente atingido com o desmonte da encosta sobranceira.

"Os técnicos acharam melhor proceder à demolição do parque de estacionamento, até porque assim é mais barato e mais adequado", justificou o responsável pela Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste.

Uma nova infra-estrutura para parqueamento automóvel não será para já construído. "Nesta fase não se justifica, até porque temos estacionamento à superfície suficiente para as necessidades imediatas", sustentou Paulo Sousa, que alega que o mesmo que ali existia, visava num futuro dar lugar a outros empreendimentos afectos ao próprio complexo.

De igual modo procede-se ao arranjo das áreas ajardinadas e na zona envolvente às piscinas, locais que também foram 'massacrados' pela queda de pedras provenientes da intervenção realizada nos taludes.

Estragos "normais"

Apesar de já ter sido feito um "levantamento dos estragos" de modo a serem "avaliadas as necessidades", o presidente da 'Ponta Oeste' evita falar em custos. Questionado sobre o montante dos estragos sofridos na sequência do desmonte da escarpa, alegou não poder (ainda) precisar, "porque há sempre qualquer coisa que falta".

Contudo considera estes danos, previsivelmente avultados, "normais", face à necessidade de garantir a consolidação da encosta sobranceira e assim restituir a segurança junto da marina.

Mas não só os estragos consequência do que veio 'de cima' estão a ser reparados. Também os que vieram de 'baixo' - provocados pela ondulação do mar - merecem atenção nesta empreitada que visa reparar o essencial dos danos que a infra-estrutura actualmente padece.

Daí que também se proceda a reparações na muralha de protecção à bacia da marina. "Na mesma empreitada fizemos uma vistoria a todo o complexo e houve ali um troço do molhe de protecção à marina que os técnicos acharam por bem meter uma 'aduelas', porque havia um caixão que apresentava uma fissura. Daí estarmos a fazer uma rectificação no local em causa", precisou.

De resto Paulo Sousa estima que até ao início do Outono estas reparações 'pontuais' estarão concluídas.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos