quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Raimundo Quintal fala de turismo

GEÓGRAFO ABORDA OS NICHOS TURÍSTICOS NA ÓPTICA DO PLANEAMENTO.
Data: 26-08-2009



Raimundo Quintal será um dos oradores do II Seminário Internacional Turismo e Planeamento do Território, evento organizado pelo Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, através do Núcleo de Investigação em Turismo, Cultura e Território.

O geógrafo madeirense vai falar do Turismo de Nicho, territórios, culturas e sustentabilidade, num fórum que deverá reunir especialistas nacionais e internacionais, em tendências do turismo, planeamento e desenvolvimento regional e local, produção e consumos turísticos.

Este encontro científico é da maior relevância para investigadores e docentes e profissionais do sector, pois irá abordar uma tendência consistente da contemporaneidade do fenómeno turístico, o turismo de nicho que corresponde à adaptação de um conceito originário da ecologia e tem neste seminário uma aplicação que incorpora e valoriza a sua dimensão espacial, enquanto território com condições favoráveis ou mesmo únicas para o desenvolvimento de turismos alternativos.

De acordo com os promotores, se a procura acentua motivações e modismos que valorizam escolhas turísticas alternativas, genuínas e intimistas, a oferta tem nos turismos de nicho uma oportunidade de inovação e competitividade. O que se vai falar neste encontro internacional é desta polimorfia que a oferta turística assume hoje em dia, que se adequa à construção e expressão das identidades e representações sociais dos indivíduos. O desafio feito aos oradores é de que aos 'drivers' da procura e oferta na crescente afirmação de turismos de nicho, deve-se juntar o contributo do território, através da mercantilização de recursos específicos.

Aos turismos de nicho está associada uma lógica de sustentabilidade territorial que importa questionar na sua multi-dimensionalidade: abordagens menos intrusivas sobre o espaço/recursos turísticos; correspondem a um outro perfil de,menor mas melhor procura; que papel podem desempenhar na valorização de alguns territórios que não reunindo atractivos suficientes para se afirmarem como destinos multi-produto, se encontram à margem de do desenvolvimento.

Contraponto ao turismo massificado e estandardizado, o turismo de nicho corresponde a uma miríade de produtos onde apenas a dimensão/escala da sua procura parece ser um critério - ainda que subjectivo - de identificação. Será sobre tão vasta paleta de produtos que decorrerá o II Seminário Internacional de Turismo e Planeamento do Território, subordinado ao tema Turismo de Nicho: territórios, culturas e sustentabilidade. A discussão suscitada pretende evidenciar que o território seja o fio condutor e a ancoragem das várias reflexões que este seminário irá acolher, analisando a relação entre turismo-cultura-ambiente, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, da valorização dos territórios, das tendências e cenários de evolução da produção e consumo turísticos.

Resta acrescentar que este seminário decorrerá a 6 de Novembro no Anfiteatro IV da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos