sábado, 22 de agosto de 2009

CISTERNA DE GRANDES DIMENSÕES DESCARREGADA ONTEM NO CANIÇAL.

'Birthe Bres' no Caniçal

Data: 22-08-2009





O porto do Caniçal registou, ao longo da manhã de ontem, a presença de um navio de carga dinamarquês, o 'Birthe Bres', o qual descarregou, naquele porto, uma cisterna de grandes dimensões, com destino à nova Central Térmica da Vitória, em construção, nos Socorridos.

Recorde-se que decorrem trabalhos de construção de uma nova Central Térmica, a qual irá substituir a antiga Central da Vitória, que entrou em funcionamento em 1979.








Sobre este transporte, e segundo conseguimos apurar, o navio, que navega desde o porto dinamarquês de Aalborg, não foi afretado exclusivamente para este serviço, pois o mesmo encontrava-se com mercadorias em trânsito, com destino a outros portos, nomeadamente ao de Las Palmas, Canárias.

Ao inicio da tarde de ontem, e após a conclusão da operação de descarga da referida cisterna, o 'Birthe Bres' soltou amarras e zarpou com destino a Canárias.

Sobre este navio, de referir que o mesmo pertence ao armador dinamarquês Bres Line, o qual opera com uma frota de cinco navios. Foi construído no ano de 2007 nos estaleiros holandeses Bodewes Shipyard, em Hoogezand. Com uma arqueação bruta de 2.658 toneladas, mede 87,90 metros de comprimento por 12,50 de boca (largura) e 5,30 metros de calado. Está equipado com motor MAK de 1.880 Kw que lhe confere uma velocidade máxima de 12,5 nós. O agenciamento deste navio para a Madeira esteve a cargo da Navegação Blandy.

Uma referência para o exercício que será levado a cabo pelo Destacamento Aéreo da Madeira no Porto Santo, no qual participarão o helicóptero EH 101 - 'Merlin' da Força Aerea Portuguesa, e o navio ferry 'Lobo Marinho', da Porto Santo Line. O exercício terá lugar às 16 horas de hoje, ao largo da baía do Porto Santo, e prevê o resgate aéreo de um ferido, vítima de um acidente. Por fim, uma referência para a escala de hoje, no porto do Funchal, do ferry canário 'Volcán de Tijarafe', o qual tem chegada anunciada parra as 8.15 horas. É procedente de Las Palmas e tem como destino o porto de Portimão, para onde zarpa às 10.30 horas de hoje. O seu regresso está agendado para segunda feira.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos