quarta-feira, 19 de agosto de 2009

N Energias investe na Região




energias renováveis: 70 milhões de euros nos próximos anos



A empresa N Energias anunciou recentemente que vai instalar nos próximos 3/4 anos 25 MW de energia na Região Autónoma da Madeira, “num esforço de investimento de 70 milhões de euros”, isto “sem quaisquer subsídios ou apoios públicos, nacionais ou regionais”, como realçou o seu administrador, Marques Mendes, ex-presidente do PSD.
Assim, referiu que serão instalados 2 parques fotovoltaicos na RAM, um no Porto Santo (a construir este ano) e outro na Madeira (em 2010), um parque eólico (em 2011) e uma central de biomassa integrada (a construir até 2012). Em relação ao parque fotovoltaico a instalar na ilha do Porto Santo, o JM anunciou recentemente que a Câmara Municipal do Porto Santo autorizou a empresa N Energias a apresentar o projecto definitivo para a criação do referido parque. Este parque terá capacidade para gerar uma potência eléctrica de 2 MW (megawatt), num investimento de 10 a 12 milhões de euros, correspondendo a cerca de 5,5 milhões de euros por cada MW produzido.
Quanto ao parque fotovoltaico a instalar na ilha da Madeira a potência prevista é de 6 MW.
No que se refere à central de biomassa, a produção prevista é de 8 MW. Esta será alimentada a partir de biomassa florestal.
O presidente da Nutroton Energias defende que a Madeira “tem um potencial endógeno fabuloso, com sol, vento, mar e floresta”, pelo que diz que a ilha pode ser auto-sustentável, abastecida exclusivamente de energias renováveis. A empresa tem, entre mãos, uma carteira de negócios de aproximadamente 120 milhões de euros, correspondendo a investimentos no domínio das energias renováveis que se localizam em Portugal Continental e bem assim nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos