terça-feira, 18 de agosto de 2009

“Verão total” em Santana e Machico




A equipa da RTP esteve ontem em Santana e depois em Machico a transmitir em directo o programa “Verão Total”. Na parte da manhã, e a partir do Parque Temático da Madeira, a emissão contou com a participação de vários artistas madeirenses, bem como de Romana, que voltou a actuar na parte da tarde em Machico. Na primeira parte do programa foram dados a conhecer a todo o país as tradições, a gastronomia e os objectos que fazem parte da etnografia do concelho de Santana. Na parte da tarde, e tendo como cenário a baía de Machico, Tânia Ribas de Oliveira e Francisco Mendes mostraram aquilo que aquela cidade tem de melhor para oferecer a quem a visitar.


Portugal inteiro ficou ontem a conhecer um pouco melhor a Madeira e aquilo que o arquipélago tem para oferecer a quem o visitar. A partir do programa “Verão Total”, transmitido em directo pela RTP 1, foram promovidos os concelhos de Santana e Machico, através de duas emissões, a primeira realizada entre as 10h00 e as 13h00 e a segunda entre as 16h00 e as 18h00.
Em Santana, e a partir do Parque Temático da Madeira, os apresentadores Tânia Ribas de Oliveira e Francisco Mendes, mostraram ao país as iguarias, os costumes e os objectos tradicionais que representam o concelho. Como a entrada era gratuita para os naturais de Santana, muitos foram aqueles que quiseram participar neste programa que tem percorrido o país. Para além destes, outros curiosos aproveitaram o facto de a televisão estar naquele espaço para visitarem o Parque e as suas várias atracções.
Por volta das onze horas da manhã já eram muitas as pessoas que se concentravam na zona onde estava a decorrer a emissão, tendo ficado o espaço, perto do meio-dia bastante composto em termos de público.
Segundo Tiago Freitas, no final da tarde de ontem tinham sido contabilizadas 800 entradas pagas e 600 entradas de residentes, perfazendo um total de 1.400 visitantes.
Para o director do Parque Temático da Madeira, esta foi uma excelente forma de promoção daquele espaço uma vez que foi dado a conhecer a todo o país. Num mês em que se espera uma maior afluência em relação aos restantes meses do ano, Tiago Freitas salientou que o número de entradas até ao momento está um pouco mais baixo em comparação com o ano passado, justificando que um dos motivos foi o facto de este ano não ter havido “arraial” e de a conjuntura económica não ser a mais favorável. Contudo, e tendo em conta a enchente de ontem, tudo aponta que a segunda quinzena de Agosto vai ser bastante positiva para o Parque Temático em termos de entradas.
De salientar que, ainda no decorrer do programa, e nos intervalos das entrevistas conduzidas por Tânia Ribas de Oliveira e Francisco Mendes, vários artistas madeirenses actuaram no programa.
A abrir esteve o grupo folclórico infantil da Casa do Povo de São Roque do Faial seguindo-se os Encontros da Eira, Sofia Relvas, Vânia Fernandes, João Quintino, a dupla Sandra e Ricardo Rodrigues e Romana.
Já naquela cidade, e tendo como cenário a baía, o programa começou com a actuação do Grupo dos Borracheiros do Porto da Cruz. Sob um sol quase abrasador, várias figuras do concelho, e não só, foram entrevistadas, sendo que por ali também passaram o Ensemble de Percussão do Gabinete Coordenador de Educação Artística, o grupo feminino Seis Po’ Meia Dúzia e novamente as artistas Vânia Fernandes e Romana.

Romana está a promover o novo trabalho

Neste momento a promover o disco “Alma”, Romana interpretou ontem dois temas (um deles o “Abre-se uma janela” que integra a banda sonora de uma telenovela da TVI) e aproveitou «para estar com o povo alegre e acolhedor da Madeira», segundo confessou ao Jornal. Com uma agenda «intensa» para este mês de Agosto, Romana disse que está a percorrer neste momento todo o país o que «apesar de cansativo está a ser muito bom».
A artista, que mudou neste disco de sonoridade, disse ter encontrado aquilo que vinha a procurar já há algum tempo em termos de musicalidade. «Foi uma experiência que está a dar bons resultados e que vamos dar continuidade», garantiu a artista que acrescentou ainda estar a trabalhar na composição «área que está a ajudar a encontrar-me e a tirar de mim a minha essência e dá-la ao público». A preparar, já há algum tempo, o próximo trabalho discográfico, Romana está também a fazer algumas experiências em vários formatos para ver em que poderá explorar mais na sua carreira. «Neste momento as coisas são muito ponderadas e têm de ser feitas à altura daquilo que o público merece», destacou.
Em declarações ao nosso Jornal, a cantora lembrou ainda já ter actuado inúmeras vezes na Madeira e que, apesar das várias vezes, é «sempre um prazer actuar para o público madeirense que é muito simpático».

Vânia Fernandes já tem
meio disco gravado


Vânia Fernandes já tem meio álbum gravado. A artista, que ontem actuou neste programa, anunciou que já está há algum tempo em estúdio a gravar e que metade do disco já está pronto. «penso que num futuro muito próximo já o terei comigo», assegurou a madeirense.
Para além das gravações do CD, Vânia Fernandes está neste momento a realizar concertos em várias partes da ilha, bem como do continente, sendo que, em território nacional, tem actuado mais com o seu grupo de Jazz do que propriamente sozinha. Ontem, a artista interpretou o tema “Tudo me dobra a pena”, canção feita para a curta-metragem “As memórias que nunca se apagam” de Dinarte Freitas e Eduardo Costa.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos