quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mais peixe de bico e turistas/pescadores

AGOSTO COM MAIS CLIENTES NÃO ESCONDE A CRISE QUE O SECTOR ATRAVESSA.
Data: 27-08-2009



"O negócio já não é o que era. Os clientes são em menor número, daí que o mês de Agosto apresente quebras na ordem dos 30 % face a igual período do ano passado. No entanto, é de salientar que a procura está muito melhor do que a verificada no inicio da época (Junho), pois nessa mês as quedas de charters caíram quase 50%". Quem o afirma é Pedro Gonçalves, da empresa Nautisantos, Lda.

Para aquele responsável a crise internacional e o decréscimo do número de turistas na Região, resultam numa menor procura pelas actividades da pesca grossa desportiva. "Mesmo assim temos realizado charters, praticamente todos os dias, o que é sempre bom. Hoje (ontem) por exemplo, os clientes saíram muito satisfeitos no final do charter pois conseguiram pescar dois peixes, libertando-os, depois de registados, com vida", disse.

Miguel Gavina, sócio gerente da M. Gavina Boat Trip, é da mesma opinião, acrescentando, no entanto, que "para além da crise existente, é necessária mais intervenção junto das empresas que operam neste mercado por parte das autoridades que têm a responsabilidade e a tutela do sector. As regras têm de ser iguais para todas as empresas, independentemente do porto de Recreio ou Marina onde operam, pois só assim haverá maior transparência neste negócio", desabafou. Quanto à época em curso, aquele responsável referiu que "este ano há muito peixe de bico. As águas no litoral estão quentes, o que naturalmente faz aproximar os peixes da costa. Na saída de hoje (ontem) os clientes, um casal britânico, tiveram três toques, mas, infelizmente, os peixes libertaram-se antes de serem registados. O primeiro peixe jogou à amostra quando navegávamos a cerca de duas milhas, a Sul da Pontinha. Apesar de não terem conseguido a luta com os peixes, eles gostaram e prometeram voltar", frisou.

Refira-se que Madeira é considerada como uma das melhores regiões de todo o mundo para a prática da pesca grossa de peixes de bico. Com efeito, só ano passado, foram pescados e monitorizados nos mares da Região 430 Blue Marlins, sendo que 12 pesavam mais de 1.000 libras (454 quilogramas). Outros dos motivos que levam a que muitos dos pescadores/turistas repitam a pesca grossa na Região prende-se com o facto da zona de pesca ficar relativamente próxima do porto de recreio / Marina, pois precisam de apenas cinco minutos de viajam para colocarem as amostras na água. Uma realidade que não acontece em outros locais de pesca europeus, onde as lanchas têm de navegar mais de uma hora para então poderem dar inicio à pesca propriamente dita.
DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos