sexta-feira, 28 de agosto de 2009

109 hortas urbanas (Funchal)

Iniciativa da Câmara do Funchal tem sido um sucesso que já há listas de espera







O presidente da Câmara do Funchal, acompanhado pelo vereador do Ambiente procedeu, ontem, à distribuição de mais 40 lotes designados para Hortas Urbanas Municipais.
Estes lotes localizam-se entre a Avenida Luís de Camões, a Rua dos Ilhéus e a levada com o mesmo nome.
Na oportunidade, Miguel Albuquerque explicou que esta “é uma forma de humanizarmos a cidade, de conferir a estas pessoas que concorrem à atribuição destes lotes - cada um deles com cerca de 60 metros quadrados - a possibilidade de melhorarem o seu rendimento familiar, consumirem produtos de alta qualidade, fazerem algum exercício físico e contribuírem para o bem-estar emocional das pessoas”.
Ao mesmo tempo, “é, também, uma forma de dar ao Funchal um sentido de cidade humanizada”, adiantou.
Cada lote de terreno é devidamente estruturado com um abrigo para guardar alfaias, adubos e dar apoio às actividades agrícolas sendo completamente vedado e servido com ponto de água para rega fornecida pela levada dos Piornais.
O custo total desta iniciativa está orçado em 32.800 mil euros, o que inclui a desmatação, limpeza e separação do terreno bem como os abrigos, vedações e tubagem para rega.
No próximo dia 10 de Setembro, a autarquia vai atribuir mais 22 lotes, em São Martinho, o que eleva para 109 as hortas urbanas em funcionamento
A criação destas áreas agrícolas urbanas é uma ideia recente, que tem vindo a ter grande adesão por parte da população. Neste momento, a Câmara tem 160 inscrições. O objectivo é alargar o número de lotes de acordo com a disponibilidade e terrenos municipais.
Esta adesão, de acordo com o autarca, demonstra que esta “é uma política de sucesso, de encontro àquilo que nós pensamos que é uma vida urbana, não precisa ser uma vida stressant ou com falta de qualidade”.
Neste sentido, a norte do local vai surgir um parque urbano, conforme adiantou o presidente da Câmara, onde vão ser plantadas 20 árvores, vulgarmente designadas “chamas da floresta” que, com as suas flores cor de laranja e vermelho vão embelezar a cidade durante quase todo o ano
A ideia é tornar aquela zona arborizada, para complementar a zona das hortas da Avenida Luís de Camões, em termos de qualidade. No local vai, também, surgir um pequeno parque.



Jornal da Madeira

2 comentários:

  1. Olá!
    Muito obrigada pela visita ao meu blog. A porta está sempre aberta. ;)

    E porquê dizes que o meu blog dá vontade de chorar? Com um blog tão fantástico como o teu devias ajudar-me a dar mais razões para voltar para a ilha. ;)

    Jinhos e Continuação de Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Da vontade de chorar porque não parece estar feliz onde vive e isso refletece na maneira que escreve .
    As unicas palavras que escreve com felicidade é quando refere-se a Madeira .
    O seu lugar é aqui....

    ResponderEliminar

Não serão aceites comentarios de anonimos