domingo, 23 de agosto de 2009

Bombardier Dash Q200 substituiu avião avariado (Porto Santo)


SATA - Air Açores estreou na Madeira aparelho previsto para chegar em 2010

Data: 23-08-2009




A SATA - Air Açores deslocou ontem para a Região Autónoma um aparelho Bombardier Dash Q200, com capacidade para 37 passageiros, que estava a ser utilizado desde Julho nas ligações para as ilhas mais pequenas do arquipélago açoriano.

Trata-se de uma forma de colmatar o problema criado pela paragem forçada do aparelho British Aerospace ATP, matrícula CS-TFJ, baptizado com o nome 'Açores', que anteontem sofreu um incêndio num motor, quando se preparava para levantar voo, na pista do Porto Santo.

Com o avião, que foi integrado na frota da companhia há poucas semanas, chegaram duas equipas de tripulantes (quatro pilotos e dois assistentes de cabina) e um reforço de técnicos da empresa que trouxeram um motor 'Pratt & Whitney' que deverá ser montado no ATP em substituição do avariado.

José Gamboa, porta-voz da companhia açoriana, disse ao DIÁRIO que a SATA espera poder ter o trabalho de manutenção e revisão da aeronave terminado na próxima terça-feira. Após os testes e reentrada ao serviço do ATP, o Dash Q200 regressará aos Açores.

Assim, por um motivo não previsto, deu-se a entrada do Dash Q200 na linha da Madeira-Porto Santo, quando apenas estava prevista a sua chegada em Janeiro do próximo ano. Contudo é uma situação transitória, já que o avião que foi deslocado para a Madeira está em Ponta Delgada como reforço da frota da SATA - Air Açores, que tem no período de Verão (Julho a Setembro) uma maior intensidade de voos. Aos Açores já chegaram os dois novos Dash Q200, que, juntamente com quatro Dash Q400 novos (estes com capacidade para 80 passageiros) a receber no primeiro semestre de 2010, perfazem a nova frota regional da companhia açoriana, substituindo os ATP. O anúncio da vinda do Q200 para a rota inter-ilhas da Madeira já tinha sido anunciado pelo presidente da companhia açoriana há algum tempo.

Quanto ao incidente ocorrido com o ATP CS-TFJ, a SATA distribuiu um comunicado em que assegura que as inspecções ao avião estavam feitas de acordo com a legislação em vigor e com os prazos ainda longe de serem vencidos. No caso particular do motor que se incendiou, um caso de que não há memória na companhia com este tipo de aeronaves, estava certificado para voar 8.000 horas e estavam voadas apenas 3.200. O avião foi fabricado em 1989, tendo sido entregue à SATA em Junho de 2007. Tem um total de 24.000 horas de voo e cerca de 33.000 aterragens. O comandante da aeronave é um piloto com 12 anos de actividade na companhia, tendo sido promovido à categoria actual há quatro anos.

O comunicado da transportadora açoriana assinala ainda que a sua frota regional, que opera em voos regulares nas ligações inter-ilhas dos Açores e da Madeira e do nosso arquipélago para as Canárias, realizou 15.423 voos no ano passado.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos