quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Presidente do Governo Regional inaugura novo parque eólico a 4 de Setembro

Renováveis na origem de 29% da energia eléctrica

O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, inaugura no próximo dia 4 de Setembro, às 17 horas, no Sítio das Pedras, Paul da Serra, Concelho de São Vicente, o novo Parque Eólico da sociedade ENEREEM - Energias Renováveis, Lda., do grupo EEM. Segundo dados publicados pela Vice-Presidência do Governo Regional, a produção de energia, com base em fontes renováveis, foi responsável por cerca de 29% do total de energia eléctrica produzida na Madeira nos primeiros cinco meses do corrente ano.




Com a potência de 10,2 MW (megawatt), o novo Parque Eólico das Pedras compreende 12 aerogeradores de potência unitária de 850 KW, atingindo as torres 49 metros de altura e o diâmetro do rotor 52 metros.
A produção prevista para o novo parque é de 25,1 GWh/ano, correspondendo ao consumdo doméstico (residencial) dos Concelhos de São Vicente, Porto Moniz, Santana e Ponta do Sol, (aproximadamente 13.000 consumidores), permitindo, adicionalmente, evitar a emissão anual de 17,5 kton de CO2 e a importação de 5,6 kton de fuel.
O parque dispõe de equipamentos de grande inovação, estando dotado com sistema de regulação de modo a garantir a estabilidade da rede eléctrica e munido de comando e controlo remoto, a partir do serviço de Despacho da EEM.
“O investimento enquadra-se na estratégia de evolução do Sistema Eléctrico Regional em que a maximização do aproveitamento dos recursos renováveis ocupa lugar central, visando a construção de uma sociedade com menor intensidade de carbono e prestando o seu contributo para atenuação das alterações climáticas”, destaca uma note informativa da Presidência do Governo Regional.
O novo parque eólico representa um investimento que ascendeu a 13 milhões de euros e vem reforçar a potência eólica instalada na Região, juntando-se ao Parque Eólico do Loiral, também da ENEREEM, inaugurada no passado mês de Julho, com uma potência de 5,1 MW, e ao Parque Eólico WindMad, do Grupo Sousa, com uma potência de 1,8 MW, também inaugurado no final de Julho.

29% da energia eléctrica
veio de fontes renováveis


Segundo dados facultados pela Vice-Presidência do Governo Regional, a produção de energia, com base em fontes renováveis, foi responsável por cerca de 29% do total de energia eléctrica produzida na Madeira nos primeiros cinco meses do corrente ano.
Com efeito, entre os meses de Janeiro a Maio, a produção de energia eléctrica renovável ascendeu a cerca de 103 gigawatt/hora (GWh), mais 78% que o verificado no período homólogo do ano anterior.
A maior contribuição para este nível de produção “limpa” proveio da hídrica em cerca de 70%, seguindo-se a eólica e a biomassa (estação de tratamentos de resíduos sólidos urbanos), com prestações semelhantes de 15% cada.
Este crescimento, realça a Vice-Presidência, “em boa parte justificado por um excelente início de ano do ponto de vista hidrológico, não deixa de ser também uma consequência directa dos investimentos, oportunamente, realizados nas centrais hidroeléctricas existentes, muito especialmente, na Central Hidroeléctrica de Fins Múltiplos dos Socorridos, que para além de passar para um regime de funcionamento reversível, aumentou de forma significativa a capacidade de armazenamento de água, potenciando uma maior penetração de energia eólica.”
Assim, até ao final de 2009, a Madeira vai dispor de mais 28 MW de capacidade de produção eólica. Este aumento irá quadruplicar a potência instalada em 2008, permitindo passar de 13 GWh para 40 já em 2009 e 80 GWh, em 2010.
Também a futura ampliação do sistema hidroeléctrico da Calheta, em fase de lançamento de concurso, permitirá aumentar a produção hídrica em cerca de 18% e ainda potenciar a instalação de mais 30 MW de energia eólica, representando um acréscimo de produção de mais 80 GWh a partir de 2012.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos