sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Porto Santo - Ano excepcional na produção de uvas e de vinho no Porto Santo


Vindima rende mais de 30 mil litros







A reportagem do Jornal da Madeira acompanhou ontem a vindima na propriedade de José João Oliveira, no sítio das Cancelas e a repisa das uvas na estreia do lagar situado na zona da Lapeira. Em ambiente festivo, durante a tarde, cerca de duas dezenas de homens fazem a apanha nos cerca de três hectares de vinha. Canin e Jaqué são as castas produzidas. Noutro terreno, com dois hectares, são produzidas uvas de mesa das castas europeias, nomeadamente caracol, cardinal e alguma de listrão.
O momento é aproveitado para o viticultor enaltecer a qualidade dos cachos reluzentes e com bagos bem produzidos. «No ano passado as uvas não ficaram boas, devido ao tempo seco e à doença», explicou, acrescentando que «este ano as uvas encheram e a colheita será boa».
Horas mais tarde, as uvas são encaminhadas para o novo lagar na Lapeira, um sonho de muitos anos do produtor, agora com 53 anos, mas que em criança já acompanhava o pai nestas andanças. «Fazia o vinho no lagar do meu sogro, mas foi sempre um gosto que eu tive de construir um lagar meu. Este levou dois anos a ser construído. Fizemos aos poucos e agora está pronto», revela satisfeito com a obra.
Já a noite ia longa quando o resultado da repisa, realizado por quatro homens dentro do lagar, apoiados por outros tantos fora, revelava cerca de 1.100 litros de vinho. «No ano passado fizemos apenas 400 litros», lembra ao provar o "mosto". Questionado acerca da diferença do vinho produzido no Porto Santo e o da Madeira, José João Oliveira realça que «este é mais forte, devido aos terrenos, chegando a atingir os 18 graus».
O viticultor salienta então que «este é um ano excepcional e conheço pessoas que já ultrapassaram os quatro mil litros este ano, quando no ano passado não foram além dos 1.500 a 2.000 litros».
Na casa de José João Oliveira o vinho é depois dividido "a meias" com um cunhado e uma parte vai para os homens que ajudaram na vindima. A produção destina-se essencialmente ao consumo familiar durante todo o ano. O produto báquico é ainda oferecido a alguns amigos. «As vindimas no Porto Santo são uma festa e uma alegria para todos, melhor ainda quando a produção é boa», realçou o produtor.
Dados oficiais do Instituto do Vinho, Bordado e Tapeçarias da Madeira presentes no Manifesto de Produção, relativos a 2008, revelam que no Porto Santo existem 23 viticultores e que no ano passado a produção atingiu os 19.181 quilogramas de uvas de castas europeias (caracol, listrão e mosquatel), o que representa 16.300 litros de vinho.
Entretanto, a tradicional Festa da Vindima 2009 do Porto Santo, está agendada para hoje, a partir das 21h30, no Largo do Pelourinho. A Câmara Municipal do Porto Santo e a Empresa Municipal Areal Dourado – Eventos, organizam a festa que inclui a mostra, repisa e prova pública do "mosto". Uma vez mais, este ano, o evento, bastante participado pela população local e pelos visitantes da ilha, conta com a presença do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova. Mais tarde, actuam os "Amigos da Música".



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos