quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Apesar dos inconvenientes quase ninguém resiste ao areal dourado (Porto Santo)


Uma imensidão de areia com águas temperadas





(Ricardo Nóbrega in Olhares)



É verdade que as praias de areia têm alguns inconvenientes, sobretudo naqueles dias de vento. Por vezes, os pequenos grãos de areia ficam entranhados durante vários dias, nas toalhas, nos chinelos, no saco de praia, no livro que pousámos sobre a toalha. Mas, também não é menos verdade que ninguém quer saber disso quando olha para uma imensidão de areia amarela, como aquela que encontramos no Porto Santo, banhada por um mar tranquilo e temperado.
Durante anos, o Porto Santo era um destino de férias quase que exclusivo dos madeirenses. Hoje, as praias da “ilha dourada” — nome que herdou pelas suas areais amarelas — são procuradas por muitos turistas, alguns nacionais, mas também muitos outros de diferentes nacionalidades, que encontram naquele areal o descanso e a tranquilidade
Com cerca de nove quilómetros de extensão, as praias do Porto Santo são um convite ao descanso e banhos de sol, mas também ao exercício físico, como a caminhada. Por isso, é muito frequente encontrarmos várias pessoas a percorrerem o areal, acompanhadas, ou solitárias, desenhando a sua rota, normalmente, junto ao mar.
Sendo este um local de turismo por excelência, o Porto Santo tem um conjunto de infra-estruturas de apoio aos banhistas e não só. Há também as áreas reservadas à prática desportiva, bares e esplanadas junto ao mar, fazendo com que uns dias de férias na “ilha dourada” façam sentir-se numa espécie de paraíso, ou algo muito próximo disso.
Embora olhando ao longo da costa sul apareça apenas uma única praia, ela está, no entanto, dividida por cinco praias, precisamente, vindo desde o Porto de Abrigo, encontramos a Praia do Penedo, Praia da Fontinha, Praia das Pedras Negras, Praia do Cabeço e, por fim, no extremo oeste da ilha, a Praia da Calheta.
A primeira, a Praia do Penedo, é de todas aquela que regista, talvez, uma menor procura por parte dos banhistas. Mas, ainda assim, há sempre algumas pessoas que optam por se banhar naquela zona, não só pela facilidade de estacionamentos, na zona do Porto de Abrigo, mas por oferecer outras condições, como WC, posto de primeiros-socorros.
Vindo em direcção ao cais da cidade Vila Baleira, encontrámos ainda a Praia da Fontinha, ocupando uma área entre o cais velho e a zona do hotel Torre Praia, indo até um pouco mais além. Por ser aquela que está mais próxima do centro da ilha, escusado será dizer que é também aquela onde se observa uma maior concentração de pessoas.
Além dos cafés e esplanadas situados nas imediações, a Praia da Fontinha é servida por áreas de estacionamento, por exemplo, junto ao hotel Torre Praia, mas tem também outras infra-estruturas, como WC e balneários. Também aqui, há um posto de primeiros-socorros.
Logo depois da Praia da Fontinha, surge a Praia da Pedras Pretas, não tão procurada como a anterior. De qualquer forma, há sempre quem procure aquela zona para apanhar sol e banhos de mar. Nesta área estão instalados alguns guarda-sóis feitos com folhas de palmeira, muito cobiçados naquelas paragens, sobretudo quando o sol está “desinibido”.
A Praia do Cabeço aparece depois da Praia da Pedras Pretas. Muito procurada por madeirenses e porto-santenses, ela é uma das praias preferidas de muitas turistas que se deslocam ao Porto Santo, não só pela proximidade com algumas unidades hoteleiras, mas também pelo facto das areias, naquela zona, serem conhecidas pelos seus efeitos terapêuticos. Esta área é servida também por várias infra-estruturas de apoio aos banhistas.
Já no extremo oeste da ilha, surge, por fim, a Praia da Calheta. É uma das zonas também muito procuradas pelas poças de água que ali se formam. Dali se avista o ilhéu da Cal e aproveitamos para contemplar a sonoridade causada pelas ondas batendo contra as rochas. Este é um local ideal para a leitura, para apanhar sol e refrescar-se nas aguas límpidas que costumam banhar toda aquela zona. Trata-se de uma área servida por várias infra-estruturas de apoio, como restauração, WC e estacionamentos.
Apesar de não serem muito procuradas, existem também outras pequenas praias na costa norte da ilha, normalmente, com acessos mais difíceis e sem infra-estruturas de apoio. Por isso, não só por questões de comodidade e conforto, como de segurança, opte pelas praias a sul. Afinal, são nove quilómetros de areal. Haverá, com toda a certeza, um local reservado para si, em função daquilo que procura.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos