sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Investigador americano debate pesca na Região

Debate aberto sobre a pesca desportiva conta com a presença de Wayne Whippen
Data: 28-08-2009




No âmbito das comemorações dos 10 anos da Estação de Biologia Marinha do Funchal (EBM), terá lugar hoje a III Noite Aberta, palestra cujo tema será a pesca desportiva na Madeira.

O objectivo destas iniciativas é o de mostrar ao público em geral o que se faz naquele laboratório, tanto na componente da investigação como na componente da educação ambiental.

As palestras previstas para hoje iniciar-se-ão pelas 21 horas, sendo a primeira da responsabilidade de Mafalda Freitas, a directora da EBM. O primeiro tema a ser abordado será: 'O papel da Estação e Biologia Marinha do Funchal no conhecimento dos Mares da Madeira'. "Irei falar no trabalho que estamos a desenvolver sobre a Pesca desportiva na Madeira. Aproveitarei também para agradecer às empresas que nos proporcionaram as saídas de mar bem como as que ofereceram espadins para estudo à Estação. Este trabalho tem-se revelado de muita importância uma vez que existem dúvidas na identificação e algumas espécies", referiu.

A segunda palestra será da responsabilidade do pescador norte-americano Wayne Whippen, actual charmain do Internacional Masters Fishing Tournament o qual irá abordar questões relativas à pesca grossa mas também da sua experiência pessoal enquanto pescador, na Região e noutras zonas de pesca do mundo.

De notar que Wayne Whippen esteve envolvido num projecto de investigação científica da Universidade de Stanford, sendo responsável pela marcação por satélite de mais de 150 atuns rabilhos, trabalho que contribuiu para o conhecimento da migração dos atuns entre o Atlântico Este e Oeste.

1.823 turistas no 'Pacific Dream'

No que respeita ao movimento de navios anunciados para hoje no porto do Funchal, de destacar mais uma escala do paquete 'Pacific Dream'. Depois de na passada semana ter embarcado no porto do Funchal 93 turistas, maioritariamente madeirenses, este paquete regressa à Pontinha para mais uma escala no âmbito do cruzeiro semanal 'Jóias do Atlântico.

Procedente de Lanzarote, viaja com 1.644 turistas, em trânsito, sendo que no decorrer desta escala no Funchal desembarcará os referidos 93 turistas e embarcará outros 86 turistas madeirenses. A sua chegada ao Funchal está anunciada para as 10.30 horas sendo que ao final do dia, pelas 22.30 horas, zarpa da Pontinha rumo ao porto de Lisboa.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos