quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Madeira e Porto Santo devem tirar o máximo proveito das energias renováveis



Energias eólica e solar com potencial

As energias eólica e solar constituem duas fontes inesgotáveis de energias renováveis que, naturalmente, as ilhas da Madeira e do Porto Santo devem tirar o máximo proveito, o que começa a ser uma realidade. A provar estão as recentes inaugurações de dois parques eólicos no Paul da Serra e os investimentos anunciados no fotovoltaico. Por outro lado, a utilização de painéis solares é cada vez mais generalizada.


A A par dos recursos hidrícos, já utilizados à largos anos, a Região Autónoma da Madeira dispõe de dois outros recursos endógenos de que pode e deve tirar o máximo partido. São eles o vento e o sol. Esse é, aliás, um dos objectivo da orientação estratégica definida pela Vice-Presidência do Governo Regiona, que tutela o sector da energia.
De facto a evolução tecnológico permite agora aproveitar eficazmente a energia eólica e a energia solar para a produção de electricidade, contribuindo para a redução do consumo de combustíveis fósseis. São também duas fontes inesgotáveis e limpas.
Na área da energia eólica, a Região avança a passos largos para uma maior utilização desta fonte renovável, sobretudo com os investimentos feitos recentemente nesta área, com a instalação de novos parques eólicos, quer por parte da EEM quer por parte dos privados.
No passado mês de Julho foi inaugurado o Parque Eólico do Loiral, no Paul da Serra, da empresa ENEREEM (Grupo EEM). Constituído por seis aerogeradores tem uma potência total de 5,1 MW (megawatt). A produção prevista deste parque é de 14,4 GWh/ano, equivalente ao consumo doméstico dos concelhos de São Vincente e Ponta do Sol (aproximadamente 7.200 consumidores). Representou um investimento de 6,5 milhões de euros.
Ainda este ano será inaugurado outro parque eólico da ENEREEM no Paul da Serra, o Parque Eólico das Pedras, com uma potência de 10 MW.
Também em Julho passado foi inaugurado o Parque Eólico WindMad, do Grupo Sousa.Com três aerogeradores tem uma potência total de 1.8 MW. Representou um investimento de 3,7 milhões de euros.
No final de 2008, as ilhas da Madeira e do Porto Santo tinham uma capacidade instalada em parques eólicos de 8,64 MW e 1,11 MW respectivamente, responsáveis por cerca de 2% do total de produção de electricidade da Região.
Com os parques inaugurados este ano o valor da potência eólica triplica, passando a construibuição desta componente para a produção total de electricidade para cerca de 6%. Por outro lado, com 2.400 a 2.700 horas de exposição solar, a Região possui um elevado potencial para o investimento na captação de energia solar, quer para a produção de electricidade (parques fotovoltaicos) quer para aquecimento de águas (painéis solares).



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos