O Funchal assinala, hoje, a sua elevação a cidade, um facto ocorrido em 1508, com o rei D. Manuel I. O programa das comemorações é extenso e já começou ontem com um Concerto dos Bandolins da Madeira com Carlos Guilherme no Auditório do Jardim Municipal. Um dos momentos altos do programa está previsto para as 12h00, com a sessão solene nos paços do concelho. Mas, até ao fim do dia, há uma série de eventos que prometem assinalar a efeméride com pompa e circunstância. O fogo de artifício, pelas 23h30, será como a “cereja no cimo do bolo”....
Vasto programa assegura actividades durante todo o dia
A cidade enche-se de alegria e animação. Durante todo o dia os funchalenses serão presenteados com diversas actividades que decorrerão durante todo o dia, apelando à participação de todos, resultado de uma vasto programa elaborado pela Câmara Municipal do Funchal.
A Cidade do Funchal comemora hoje o seu dia e, como tal, vai celebrar a data com muita animação que decorrerá durante todo o dia. A Autarquia do Funchal preparou um vasto programa de actividades comemorativas, que tem como objectivo juntar todos os munícipes nesta festividade.
As celebrações iniciam-se às 9 horas, com a actuação de pilotos de parapente e asa delta, que vão aterra junto aos Cais da Cidade, e ainda a Estafeta das Juntas de Freguesia.
Às 10:30 será celebrada a missa de Acção de Graças, na Igreja do Colégio, e meia hora mais tarde, realizar-se-à o desfile das representações das Juntas de Freguesia, do Parque de Santa Catarina para a Praça do Município, que se farão acompanhar por bandas de música.
Um dos momentos altos das celebrações do Dia da Cidade acontecerá às 11:50, com a passagem de Aviões da Força Aérea Portuguesa sobre a cidade, e em simultâneo serão apresentadas Honras às Altas Entidades e far-se-ão ouvir os hinos da Região e de Portugal, cantados por todos os participantes das representações das Juntas de Freguesia. Entre as 12 e as 12:45 decorrerá a sessão solene na Câmara Municipal, com a presença das autoridades e entrega de medalhas a funcionários, e onde o presidente da Autarquia do Funchal, Miguel Albuquerque, e o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, irão fazer uma intervenção. Refira-se que durante a sessão solene será também atribuída a Medalha de Honra da Cidade do Funchal ao Dr. Fernão Ornelas, uma distinção aprovada em Maio de 2008 por proposta do deputado municipal do Partido Popular, Rui Marote.
Na parte da tarde, a festa é retomada pelas 15:30 com uma arruada de bandas filarmónicas que irá acontecer nas principais artérias da cidade, até às 16:30, hora pela qual será possível assistir à actuação de grupos folclóricos no Cais da Cidade, Teatro Baltazar Dias, Praça da Autonomia e Largo da Sé.
Refira-se ainda que, durante este período, entre as 16 e as 16:30, será possível assistir a actividades aéreas sobre a Baía do Funchal e, logo de seguida, pelas 16:45, presenciar o concerto da Banda das Bandas, na Praça da Restauração.
Quem se encontrar junto ao Cais da Cidade, por volta das 18 horas, poderá observar o salto de precisão de pára-quedistas.
Entre as 18:30 e as 19:30 os amantes dos quatro rodas vão poder apreciar o Cortejo de Carros Antigos, que irá percorrer a Avenida Sá Carneiro - Rotunda do Infante - Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses - Rua do Brigadeiro Oudinot - Rua do Bom Jesus - Praça do Município - Rua da Carreira - Avenida de Zarco - Avenida Arriaga - Avenida do Infante.
À noite, o Cortejo Histórico do Funchal irá captar os olhares de todos aqueles que se encontrarem nas praças e ruas do Funchal, entre as 21:30 e as 23 horas, designadamente a Rua 5 de Outubro - Avenida do Mar - Avenida de Zarco - Rua Pestana Júnior - Praça do Município.Este cortejo destaca-se pelo facto de ser composto por 700 figurantes que, além de não passarem despercebidos, vão representar quatro séculos de história que vão dos Descobrimentos, passando pelo Barroco, o Romantismo e ainda a época Contemporânea.
As celebrações do Dia da Cidade culminam, por volta das 23:30, com um espectáculo de fogo-de-artifício na Baía do Funchal.
Pode dar a conhecer a sua opinião
relativamente a este dia no Twitter, acedendo a http://www.twitter.com/funchal21agosto.
Perante um calendário intenso de festividades e prevendo uma forte afluência de pessoas à cidade, a Câmara Municipal do Funchal apelou aos comerciantes a abertura dos seus estabelecimentos para, deste modo, aproveitar o feriado numa altura em que as dificuldades económicas constituem uma preocupação, designadamente neste sector.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos