Doze ideias escolhidas para três projectos
Foram escolhidas 12 das 41 ideias de negócio apresentadas ao Prémio Empreendedorismo lançado pela AJEM. Agora, os escolhidos vão frequentar aulas de formação que irão culminar com a apresentação de um projecto empresarial. O júri que seleccionou agora as melhores irá escolher depois os três que seguem em frente.
A Associação de Jovens Empresários Madeirenses aprovou 12 das 41 ideias de negócio que concorreram à sua iniciativa do Prémio de Empreendedorismo, pese embora inicialmente fosse apontada a intenção de escolher 10. Segundo Nuno Agostinho, secretário da AJEM, deve-se à pontuação, com ideias de negócio a conseguirem igualdade de pontos na análise feita pelo júri composto por cinco pessoas de cinco instituições: AJEM, Universidade da Madeira, Banif, CEIM e Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Na escolha das ideias haviam três grandes critérios de selecção: o carácter inovador da ideia, que valia 40%, as características empreendedoras e de liderança, que contava igualmente 40%, e o potencial de mercado da ideia, que valia 20%.
Em relação às ideias temos a “Escola pop rock”, no sector do ensino da formação, “Cargo Madeira”, na área da produção de crago, caracóis e minhocas para consumo humano, “Madeira Autentic”, na área dos serviços e apoio às empresas, “Madeira Venezia”, produção e comercialização de gelados de qualidade superior, “Regressos”, ligado aos serviços compelementares ao turismo que tem a perspectiva da aquisição de um barco e de fazer alguns circuitos, “Wedding planner”, para organização de casamentos, “Centro de mergulho”, “Quinta zero”, ligada ao turismo, “SOS enfermagem”, e ainda outras para a prestação de serviços às empresas na área da consultoria e engenharia, outra ideia para a área do audiovisual, e finalmente, outra ligada à descontração e boa condição física e saúde, na área dos serviços.
Agora, os promotores de cada ideia de negócio vão começar a formação na AJEM a partir de um de Setembro, que se prolongará até seis de Novembro.
Até lá, entre outras coisas, vão ouvir falar de estratégia empresarial, gestão comercial e avaliação do projecto empresarial que terão de apresentar e que será analisado durante 15 dias pelo mesmo júri que agora seleccionou as 12 ideias de negócio.
Será uma fase, como acentuou ontem Nuno Agostinho em conferência de imprensa, de maior exigência dos projectos.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos