quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mais de 600 russos em dois meses


Nova linha da TAP entre Moscovo e Lisboa canaliza mais turistas para a Madeira

Data: 26-08-2009






O arquipélago da Madeira recebeu entre os dias 9 de Junho e 31 de Julho deste ano mais de 600 turistas oriundos da Rússia, transportados em voos da TAP, anunciou ontem a companhia.

A transportadora portuguesa iniciou no passado dia 9 de Junho uma operação regular entre os aeroportos de Lisboa e de Domodedovo, nos arredores de Moscovo, uma rota que tem cinco viagens semanais, e que se tem decorrido com uma ocupação de cerca de 75% da aeronave. Importa referir que os aviões A320 da TAP que realizam estas viagens têm limitações de peso, pelo que é essa mesmo a lotação estabelecida, a fim de evitar uma escala intermédia, num voo que em viagem directa, ponto a ponto, demora cerca de cinco horas entre as duas capitais.

Segundo os números revelados pela TAP, nos primeiros dois meses de operação cerca de 39% dos passageiros oriundos da Rússia não tinham como destino final Lisboa. Eram passageiros em trânsito para outros aeroportos servidos pela TAP, nomeadamente na África e no Brasil.

Tal como esperava a companhia aérea e a Secretaria de Estado do Turismo, estes voos para Moscovo, abertos ao mesmo tempo que as novas ligações para Helsínquia (Finlândia) e para Varsóvia (Polónia), reúnem um grande potencial turístico. E tal como se esperava, também, a Madeira saiu beneficiada com a abertura da rota para a Rússia, já que cerca de 23% dos passageiros que fizeram escala em Lisboa embarcaram nos voos de ligação para a Madeira. Fonte da TAP disse ao DIÁRIO que essa percentagem representou, entre 9 de Junho e 31 de Julho, a chegada de mais de 600 turistas russos à Madeira.

Trata-se de uma boa notícia para o turismo regional, já que há perspectivas deste tráfego aumentar em termos percentuais. A expectativa da TAP é trazer até final do ano pelo menos 2.500 turistas russos para a Madeira nesta linha. Segundo estudos de mercado divulgados no ano passado, um turista russo gasta em Portugal, em média, o mesmo que três alemães. Tratam-se de visitantes com um grande potencial de compra, o que tem se reflectido de forma positiva, também, no comércio e no sector imobiliário regional.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos