quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PSP terá nova esquadra no Porto Santo

No espaço ocupado actualmente pelos bombeiros


Uma nova esquadra da Polícia de Segurança Pública vai ser construída no Porto Santo, na área onde está instalado o quartel dos bombeiros locais. As actuais instalações não oferecem condições para o desempenho dos agentes da polícia. O projecto deverá respeitar as esquadras-tipo que serão construídas a partir do próximo ano. Entretanto, o Dia da PSP será comemorado este ano a 9 de Setembro no Porto Santo.






Uma nova esquadra da PSP será construída no Porto Santo, na área onde actualmente está instalado o quartel dos bombeiros voluntários da ilha e que deverá ser desmantelado no próximo ano.
O Jornal da Madeira soube que ontem, dois arquitectos da Direcção Nacional da PSP estiveram no Porto Santo com intuito de se inteirarem das condições do novo espaço situado perto do centro da cidade Vila Baleira. O levantamento topográfico da área foi já realizado, estando em curso a elaboração do respectivo projecto que deverá obedecer ao modelo das esquadras-padrão que serão construídas em algumas localidades em todo o país.
O JM apurou que os técnicos da Polícia já estiveram na ilha há pouco mais de um ano onde procederam à avaliação das condições de trabalho dos agentes na única esquadra existente no Porto Santo, tendo então apontado para a necessidade de serem construídas instalações de raiz para uma melhor prestação do serviço de segurança pública, respondendo às exigências de fiscalização e às diligências realizadas, sobretudo, durante os meses de maior afluência de pessoas, como acontece no Verão.
O projecto deverá dar entrada na Câmara Municipal do Porto Santo nos próximos meses, visto que a área escolhida ficará disponível em 2010, com o desmantelamento do quartel dos bombeiros pela autarquia.
Em declarações ao JM, Roberto Silva congratulou-se com a decisão da Direcção Nacional da PSP, reconhecendo que a autoridade policial «está a funcionar em instalações degradantes e sem o mínimo de condições de dignidade que a PSP deve ter para o exercício das suas funções».
Entretanto, o assunto deverá ter novos no próximo mês. É que as comemorações do Dia da PSP serão realizadas a 9 de Setembro nos paços do concelho do Porto Santo, contando com a presença do director nacional da Polícia de Segurança Pública. Habitualmente, a Polícia comemora o seu dia no primeiro dia de Setembro, contudo, este ano, foram agendadas para o dia 9 por motivos de agenda do director nacional que pretende marcar presença em Porto Santo.
A decisão de celebrar no Porto Santo o Dia da PSP mereceu a concordância do presidente do Governo Regional. Alberto João Jardim disse que a Região Autónoma da Madeira «deve à Polícia de Segurança Pública um grande e excelente serviço», aproveitando a ocasião para agradecer publicamente «desde os comandos aos agentes de patente mais baixa o trabalho que têm feito».



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos