quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Governo está a construir nove estabelecimentos de ensino

Este ano lectivo terá início com duas novas escolas e três outras melhoradas







O Governo Regional está a construir, para ficarem prontas no próximo ano, as novas escolas básicas de segundo e terceiro ciclo de São Jorge, secundária e tecnológica de São Martinho e básica de primeiro ciclo com pré-escolar de Câmara de Lobos. Todos estes dados foram disponibilizados pela Secretaria Regional de Educação e Cultura, anteontem, online, pelo próprio secretário da tutela, Francisco Fernandes, durante a apresentação do próximo ano lectivo na Madeira.
Também para o ano ficarão concluídas as obras de modernização e redimensionamento das escolas básicas do primeiro ciclo, com pré-escolar, da Ponta do Pargo, de São Paulo (Ribeira Brava), do Tanque (Monte) e de São Filipe (Santa Maria Maior). Isto a par do polidesportivo da escola básica de primeiro ciclo de Santana e parque infantil da unidade escolar do Areeiro (São Martinho). No Funchal, as obras estarão a cargo da CMF.
Outras obras a lançar nos próximos meses serão as escolas básicas do primeiro ciclo com pré-escolar do Porto da Cruz (Machico), das Romeiras (Santo António) e do Imaculado Coração de Maria e o novo infantário de Santa Cruz.
Neste ano lectivo será encerrada a escola da Carreira. Por outro lado, a 21 de Setembro abrem duas novas escolas: a escola básica com pré-escolar da Achada e a escola do segundo e terceiro ciclos do Curral das Freiras. Também estarão concluídos os redimensionamentos das escolas do Lombo de São João (Ribeira Brava), de Garachico (Estreito de Câmara de Lobos) e de Campo de Baixo, no Porto Santo.
Lembre-se ainda que, conforme já anunciámos, no próximo ano lectivo, existirão 7.621 docentes com vínculo nos estabelecimentos de educação/ensino da Região. Daqueles, 6.219 estão no quadro e 1.402 são contratados.
Em termos de pessoal não docentes, teremos 3.226 funcionários no próximo ano lectivo.
Refira-se igualmente que 51.161 alunos vão frequentar o ano lectivo de 2009/2010, que começa a 21 de Setembro. Este ano, estarão inscritos em creches 2.911 crianças, 8.020 na pré-escolar e jardins-de-infância, 13.830 no primeiro ciclo e 7.600 no segundo ciclo. Há ainda a contabilizar 9.800 alunos no terceiro ciclo e 9.000 no secundário.
Neste momento, encontram-se em fase de aquisição duas salas novas para a nova escola básica do segundo e terceiro ciclos do Curral das Freiras, quatro salas de substituição (EB23 Torre, ES Francisco Franco, EB23 Horácio Bento e EB23 Jacinto Andrade), uma sala nova para a EB1 c/PE do Garachico, quatro quadros interactivos para apetrechar as salas onde funcionarão os 5ºs e 7ºs anos de escolaridade da nova EB23 do Curral.
Concluiu-se igualmente a aquisição, através de um concurso público internacional, de 938 computadores destinados a 67 espaços em estabelecimentos de ensino dos 1º, 2º e 3º ciclos e secundárias da Região Autónoma da Madeira, cujo valor atingiu os 562.000 euros (incluindo IVA, redes sem fios e instalação).
De igual forma, adquiriram-se recentemente, 15 conjuntos de quadros interactivos (incluindo computador,instalação, software e formação), cujo valor atingiu 45.000 euros, destinados a 3 estabelecimentos de ensino(1ºciclo, 2º e 3º ciclos e secundário).
Por outro lado, a Direcção Regional de Qualificação Profissional, vai promover alguns novos cursos neste ano lectivo. como são os casos de mecatrónica automóvel (18 formandos), manutenção industrial (12 formandos), soldadura (14 formandos), canalizações (12 formandos), ajudante de cabeleireiro (14 formandos) e formações modulares (16 formandos).
Em 2010, temos, no âmbito da oferta formativa de educação e formação, cursos de electricidade de instalações (14 formandos), técnico de contabilidade e gestão (14 formandos), cabeleireiro (16 formandos), esteticista cosmóloga (14 formandos) e assistente administrativo (16).
Para este ano, estão ainda previstos os seguintes cursos de aperfeiçoamento para adultos: praticante de cabeleireiro (14 formandos), oficial de cabeleireiro (14 formandos), massagista de estética (14 formandos) e fibra óptica (14 formandos). E ainda há os cursos de formações modulares, com 16 formandos.

Frases de Francisco Fernandes
No âmbito das oportunidades profissionais, o investimento em Inclusão determinou a colocação de docentes especializados de Educação Especial em todos os Estabelecimentos de Educação e Ensino da RAM (públicos e privados), a colocação de docentes de apoio de Necessidades Educativas Especiais em escolas dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, a colocação de docentes nas áreas de Complemento Curricular e, ainda, a criação de equipas multidisciplinares de apoio, a nível concelhio.

A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo, na formação de activos, passa a oferecer o curso de Guias do Mar, mantendo os cursos de Guias de Montanha e de Motoristas de Turismo, em conformidade com o recente quadro legal que regula a actividade dos profissionais de Animação Turística. A continuidade do curso de Director de Hotel reforça esta aposta no Turismo – enquanto área fundamental para o desenvolvimento da Madeira e do Porto Santo – acentuada pelos cursos de educação/formação desenvolvidos em parceria com unidades hoteleiras e com nove escolas básicas e secundárias.

Na ligação dos trajectos escolar e profissional, os cursos de Educação/Formação assumem relevância acrescida. Numa primeira faixa etária, estão vocacionados para a redução do abandono escolar em jovens dentre os 15 e os 18 anos, proporcionando uma qualificação académica e profissional. Por sua vez, os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) visam a qualificação escolar e profissional de maiores de 18 anos e têm um forte incremento em 2009/2010.

De modo complementar – no âmbito do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – torna-se possível a obtenção do reconhecimento profissional de Empregado de Mesa, Empregado de Bar e Cozinheiro junto da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo, [DRQP] bem como de Técnico Responsável de Instalações Eléctricas, junto da Direcção Regional de Qualificação Profissional.

Em paralelo, os Centros de Novas Oportunidades tornam-se inclusivos em virtude da colaboração com a Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação.

Durante o ano lectivo, o aperfeiçoamento de intercâmbios nacionais ou internacionais e a participação em concursos no estrangeiro serão áreas valorizadas no âmbito da actividade do Conservatório – Escola Profissional das Artes, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo ou da Direcção Regional de Educação.

No contexto musical específico, o Conservatório – Escola Profissional das Artes oferece o Serviço Educativo nas escolas ‘À Descoberta da Música’, em complemento do Serviço Educativo de Música, desenvolvido em parceria com a Orquestra Clássica da Madeira.

A Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação e a Direcção Regional de Educação têm projectos em parceria com diferentes Universidades – Madeira, Minho ou Aveiro, por exemplo – e a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo desenvolve, de modo continuado, parcerias com escolas nacionais e europeias similares.

A colaboração com a Associação dos Jovens Empresários Madeirenses (AJEM), o Centro de Empresas e Inovação da Madeira (CEIM) e a Associação Aprender a Empreender assume um papel de relevo no desenvolvimento do empreendedorismo nos jovens.

Da mesma forma, a continuação – até 2015 – da cooperação com o Madeira Tecnopolo no projecto ‘Uma Família Um computador’ permite diminuir a info-exclusão das famílias, incrementando as condições de sucesso no percurso educativo de crianças e jovens da Região.

O campo de futebol de Câmara de Lobos já está pronto e já foi inaugurado. O mesmo aconteceu com o pavilhão do Porto da Cruz. Em Setembro deverá ser inaugurado o pavilhão do Curral das Freiras. Para o próximo ano ficam concluídas as piscinas do Curral das Freiras, Camacha, Câmara de Lobos e Estreito de Câmara de Lobos e o pavilhão do Estreito de Câmara de Lobos.

A introdução de conteúdos regionais nos currículos faz-se notar no Manual de Geografia do 9.º ano e nos livros de apoio na Educação Artística. Iniciada com o DVD ‘o Cão’ e, mais recentemente, ‘O Gato’, a publicação de conteúdos educativos regionais em suporte informático terá continuidade durante o ano lectivo.

O projecto ETI (Escolas a Tempo Inteiro) chega este ano à Educação Pré-Escolar, o que – aliado à duração do calendário anual – vem atenuar os eventuais impactos, no seio familiar, dos períodos de maior exigência laboral».

Neste ano lectivo, 98% dos alunos do 1.º Ciclo têm acesso às Escolas a Tempo Inteiro e, apenas, em três concelhos a cobertura não atinge os 100%.

Em 2009/2010 a abertura de Unidades de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência nas EB1/PE do Garachico e da Achada é um exemplo de aposta na inclusão».

Para o corrente ano lectivo «ultima-se a preparação do Apoio Escolar Online a alunos da Região (apoiados pela Acção Social Educativa), prestado de forma síncrona e assíncrona». «Este projecto recorre a técnicas de e-learning e engloba uma equipa de professores de diversas áreas, gerando benefícios evidentes para os alunos e lançando novos desafios aos professores».

Curiosidades

A Secretaria Regional da Educação e Cultura vai gastar, neste ano lectivo, 361 mil euros em pão, 210 mil euros em leite, 738 mil euros em carnes, 308 mil euros em mercearias, 378 mil euros em lacticínios, 299 mil euros em peixe congelado e 101 mil euros em verduras congeladas. A estes valores acrescem cerca de 1.500.000 produtos frescos (hortícolas e frutas).

Em termos de materiais e produtos para estabelecimentos de Infância e cozinhas nas ETI’s, foram gastos 167 mil euros em bens e produtos de limpeza e higiene.

Ao nível de novas tecnologias registaram-se, no 1º Ciclo, 1.941 computadores (rácio 1 para cada 5,8 alunos) em 2008/2009. Em 2007/2008 eram 1.707 – 6,8. Previsão de 2.177computadores para o próximo ano lectivo. Nos 2º e 3º Ciclos e Secundário houve 3.360 computadores (rácio 1 para cada 7,1 alunos) em 2008/2009. Em 2007/2008 foram 3.360 – 8,6. Previsão de 3822 computadores para o próximo ano lectivo.

Processo de inscrições sem problemas

O recente processo de inscrições e matrículas nos Estabelecimentos de Infância e nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico decorreu sem problemas de maior. Na Região, manteve-se a característica única de a candidatura à frequência poder ser feita na escola atribuída, mesmo que para qualquer outra da rede regional, facilitando o processo à família.

Unidade de Respiro

Com idênticas preocupações, está em funcionamento uma Unidade de Respiro (residência temporária) que proporciona, em caso de necessidade, estadias de curta duração a crianças, jovens ou adultos com deficiência, o que possibilita um período de recuperação aos familiares cuidadores.

Regulamento da ASE

O Regulamento da ASE (Acção Social Educativa) foi renovado e vem harmonizar o escalonamento em uso com o aplicado na atribuição do Abono de Família.
Na Região, em antecipação ao quadro nacional, os benefícios aplicáveis durante a escolaridade obrigatória serão assegurados até aos 18 anos, o que potencia a manutenção dos alunos no sistema de educação/formação. O procedimento de reutilização de livros escolares, doravante estabelecido, faculta um auxílio suplementar às famílias.
Na sequência deste Regulamento, a incidência dos apoios em material escolar no 1.º Ciclo do Ensino Básico estende‑se ao escalão 2 e a gratuitidade da alimentação alarga-se, nas Escolas a Tempo Inteiro, ao Ensino Básico de 1.º Ciclo e às salas de Educação Pré-escolar; para relatar, apenas, as vantagens mais notórias.

Jogos das Ilhas

Os Jogos das Ilhas – enquanto promotores da interculturalidade nos jovens de 14/15 anos – têm sido um excelente complemento educativo e desportivo, permitindo a partilha de experiências sobre a vivência da insularidade no contexto europeu, pelo que continuarão a contar com a participação da Região Autónoma da Madeira.

Educação Artística

Por sua vez, com trinta anos de experiência feita, a Educação Artística apresenta ofertas que envolvem uma ampla comunidade, de educadores a professores, de alunos a ex-alunos, de famílias a meros espectadores.

“Aula Virtual”

Em inúmeros projectos centrados na escola, no aluno e no professor, o uso de suportes tecnológicos com fins educativos tem constituído uma mais-valia. Neste quadro, está a ser equacionada a possibilidade de criação de uma ‘aula virtual’ para os alunos atletas de alta competição (alto rendimento) durante as ausências prolongadas em competição, enquanto evolução do projecto ENECMA – de inclusão tecnológica, em especial da Internet, no contexto educativo.

Currículo de competências

O Currículo de Competências TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), a Formação Contínua em Rede e os projectos de formação específica sobre o clima relacional na escola ou sobre meios didácticos são alguns dos muitos exemplos na procura da valorização docente; a que acrescem a regulação da licença sabática e da equiparação a bolseiro, bem como a regulação da dispensa para formação e a progressão na carreira pelo aumento de habilitações.

Segurança das crianças

As preocupações com a segurança das pessoas, em especial de crianças e jovens, conduzem ao trabalho conjunto de escolas e Polícia de Segurança Pública (PSP) na Prevenção Rodoviária e na Prevenção da Violência.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos