sábado, 8 de agosto de 2009
Dia da Cidade com cortejo histórico com 700 figurantes (Funchal)
O Funchal reedita o desfile histórico que reconstitui o passado da cidade do Funchal
Data: 08-08-2009
A Câmara Municipal do Funchal vai organizar novamente este ano, no Dia da Cidade, um cortejo histórico, para, nas palavras do seu presidente, Miguel Albuquerque, "mostrar algumas dimensões da sua História, com mais de quinhentos anos". Para o edil, este espectáculo "é exemplo da riqueza do fazer cultural com os cidadãos. Todo ele é um convite: aos que quiseram participar, aos que vão assistir nas ruas. Alegra-nos que assim seja!", declara o edil, num texto inserto num folheto alusivo.
Conforme apurámos, o desfile, à semelhança do ano passado, percorrerá várias ruas do centro do Funchal, saindo da Escola Secundária Francisco Franco, percorrendo a Rua João de Deus e a Rua do Bom Jesus, descendo pela Rua 5 de Outubro até à Avenida do Mar, percorrendo-a e voltando a subir em frente ao Palácio de São Lourenço, passando depois pela Avenida Zarco e a Rua Câmara Pestana, e terminando na Praça do Município, frente aos Paços do Concelho.
O programa do Dia da Cidade deverá ser, em breve, anunciado publicamente, mas contará, para além do cortejo histórico, com uma actuação da equipa acrobática da Força Aérea Portuguesa (FAP) 'Asas de Portugal' (ver texto abaixo). À semelhança do que aconteceu em 2008, ano do V Centenário da urbe funchalense, estão previstos diversos eventos comemorativos para todo o dia, pelo que a Câmara Municipal e a organização convidarão oportunamente a população a aderir. O cortejo histórico, com os figurantes vestidos com trajes de época, deverá reflectir diversos momentos da História do Funchal: desde a Revolta da Madeira de 1931, quando um grupo de militares se opôs ao regime vigente no país, dando os primeiros passos para a reclamação da democracia e da autonomia nas ilhas; aos séculos XVI e XVII, épocas em que o Funchal, foi colonizado, crescentemente povoado e resistiu a ataques de corsários, tudo isto estará reflectido no evento. Que contará, ainda, com um 'circo' de corte, reflectindo o período barroco, com bailarinos de valsa, expressando já uma realidade romântica associada à cidade do século XIX, e com turistas da mesma época. A Associação de Dança e Artes da Madeira, o Ensemble Vocal Regina Pacis, do GCEA, Bandas Filarmónicas, várias escolas (desde infantários ao Ensino Profissional) e ainda os utentes dos ginásios do município e os escuteiros do CNE colaboram para tornar realidade esta comemoração nas nossas ruas.
Ases pelos ares
A esquadrilha acrobática 'Asas de Portugal' animou significativamente os céus funchalenses no ano passado, oferecendo momentos emocionantes para todos os que, em terra, a olho nu ou de binóculos, observaram as acrobacias destes ases, nos seus aviões 'Alpha Jet'. Este ano, os 'Asas de Portugal' regressam, segundo informação colhida pelo DIÁRIO, para reeditar as suas emocionantes manobras, que exigem precisão quase milimétrica e nervos sólidos. O restante programa de animação de 21 de Agosto será em breve divulgado pela autarquia.
DN Madeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos