A Madeira vai continuar a apostar em exposições e outros certames similares para promover a flora madeirense, tanto a nível nacional como no âmbito internacional. Neste sentido, o Governo Regional vem participando numa das maiores feiras de floricultura do País, a “LUSOFLORA”.
A A floricultura regional esteve representada na “LUSOFLORA” – “XXIII Feira Nacional de Viveiros, Floricultura e Jardinagem”, certame organizado pela Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (APPP-FN) e que é um dos mais importantes do País. Uma presença que vem acontecendo há cerca de 20 anos.
De acordo com o director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Bernardo Melvill de Araújo, «o território continental, pela sua proximidade geográfica e afinidade cultural, não deve ser subestimado em relação aos outros importantes mercados europeus para os produtos florícolas da Madeira».
«É um mercado que deve ser trabalhado, tanto mais que o custo dos transportes é um dos factores que mais dificultam as exportações das nossas produções, sendo um handicap competitivo comparativamente a outras regiões produtoras, nomeadamente da Europa. Não nos podemos bater pela quantidade, mas pela qualidade e aproveitar os períodos do ano em que os produtores concorrentes, por condições climáticas diferentes, não conseguem produzir as mesmas espécies e variedades de flores», realçou.
Por outro lado, sublinha que «é inegável que, em muitos consumidores continentais, quer profissionais, quer familiares, há ainda um referencial muito positivo em relação às flores da Madeira, que deve ser continuamente explorado».
Segundo Bernardo Araújo, «é natural que, num cenário de dificuldades financeiras, a opção dos consumidores seja dirigida para o que é estritamente necessário, relegando para um segundo plano o que não é essencial».
«O mercado mundial da floricultura não escapou à retracção da procura, mas reagiu baixando os preços e mantendo os níveis da oferta. Tem havido dificuldades sobretudo ao nível da melhor valorização. Mas já se notou nesta “LUSOFLORA” que começa a haver sinais de retoma do sector da floricultura mundial», acrescentou.
Acerca da promoção das flores madeirenses no exterior, o governante realça que «a Região tem de ser pro-activa em qualquer circunstância, e principalmente nos momentos menos favoráveis».
«Em princípio, quem deixa de aparecer num dado mercado é rapidamente esquecido e uma feira é sempre o espelho de um sector e de quem nele está posicionado, reflectindo a sua maior ou menor “saúde”. Assim mesmo com dificuldades, a floricultura regional uma vez mais disse ”presente”, e mostrou estar atenta e estar receptiva a boas oportunidades de negócio», realçou.
Festa da Flor também foi promovida
Bernardo Araújo diz que a “LUSOFLORA”, como pólo mobilizador do sector da floricultura nacional e concentrador da atenção mediática, «é um espaço privilegiado para cimentar a reputação da Madeira, como Região produtora de flores de qualidade com potencial para os mercados externos».
A exemplo de anos anteriores, a Região Autónoma da Madeira ocupou posição de destaque na entrada do certame.
Com um stand que conjugou uma decoração apelativa com aqueles elementos de informação comercial mais relevante, o stand foi reconhecido, quer por entidades ligadas ao sector, e especialmente pelo grande público, como um dos melhores exibidos na “LUSOFLORA”, conforme destacou, ao JM, o nosso interlocutor.
O director regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural acrescentou ainda que, com especial ênfase na divulgação das diferentes variedades de próteas da Madeira, dada a importância que esta cultura vem assumindo na produção regional, «também foi aproveitada a oportunidade para promover a “Festa da Flor” de 2010, dado que através da “LUSOFLORA” muitas pessoas têm sido motivadas a visitar a Região, sobretudo na época daquele importante cartaz turístico».
Jornal da Madeira
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