terça-feira, 10 de novembro de 2009

Curso faz criar novas empresas no Porto Santo

Promovido pela Associação de Comércio e Indústria local




Um curso de formação profissional promovido pela Associação de Comércio e Indústria do Porto Santo está a gerar o surgimento de várias pequenas empresas na ilha. Um grupo de 20 jovens, alguns com habilitações superiores, frequenta um curso de empreendedorismo e criação de empresas e já há vários projectos na forja. Os novos incentivos apresentados pela Vice-Presidência do Governo Regional vêm mesmo a calhar, segundo diz o presidente da ACIPS, José António Castro.


A Associação de Comércio e Indústria do Porto Santo (ACIPS) está a promover um curso de empreendedorismo e criação de empresas para um grupo de porto-santenses.
O curso iniciou-se em Setembro para um grupo máximo de 20 formandos e termina no dia 30 deste mês.
O presidente da ACIPS diz que vários formandos já estão a preparar as suas empresas, alguns juntaram-se em sociedade mas a maioria arrisca individualmente, e dentro em breve deverá surgir um conjunto de novos pequenos investimentos no Porto Santo, criados por estes jovens empreendedores.
«Os 20 inscritos têm formação diária, entre as 18h00 e as 23h00, e já estão a formar as suas empresas», explicou José António Castro.
Vários destes jovens têm formação superior - engenheiros, gestores, economistas, informáticas - e estão a formar empresas para desenvolver actividades em diversas áreas, como os desportos radicais, SOS Papás (“babysitting” ao domicílio), Telemania (reparação e venda de telemóveis), loja de animais, Forever Zen (terapias, relaxe e ioga), autolavagem, brinquedos para crianças, manutenção de máquinas, bicicletas para deficientes (projecto está a ser desenvolvido por uma assistente social), parque da aventura (destinado a crianças), limpeza industrial e uma escola de turismo. Na verdade, esta última empresa não será um estabelecimento de ensino tradicional, será antes um restaurante que terá a particularidade de receber funcionários em fase de estágio no curso. Para estes jovens, o restaurante servirá como uma extensão/complemento à formação recebida. Este espaço deverá acolher também jovens que, devido à sazonalidade, ficam sem trabalho na época baixa.
Segundo José António Castro, a ACIPS e os estes formandos ficaram «muito satisfeitos e radiantes» quando vieram a apresentação de um conjunto de novas condições de aplicação de quatro sistemas de incentivos: Empreendinov, SIRE, Qualificar + e SI - Turismo. Esta foi uma das respostas da Vice-presidência do Governo Regional à crise.
Para o presidente da ACIPS, estes novos apoios «vêm colmatar as dificuldades que as empresas do Porto Santo têm e, paralamente, ajudar estes novos empresários».
De entre um quadro de dificuldades conjunturais, «foi o melhor que o Governo pôde fazer», desatacou ainda, elogiando a facilidade que agora haverá no acesso aos incentivos, o surgimento de novos incentivos, o adiantamento do incentivo aprovado, o pagamento intercalar, entre outros.


Formação em segurança alimentar
A Associação de Comércio e Indústria do Porto Santo (ACIPS) está a promover dois cursos de formação profissional.
Além do de empreendedorismo e criação de empresas, a ACIPS tem um curso de HACCP, ou seja, uma formação em “Hazard Analysis and Critical Control Points” - Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos.
Este curso teve início em Julho deste ano e termina em Agosto de 2010.
A formação está a ser dirigida a 27 empresas no Porto Santo, sendo 15 de HACCP, seis com práticas comerciais e seis com certificados de qualidade.
O curso custa 400 mil euros e foi financiado totalmente pelo Fundo Social Europeu.
O HACCP é uma abordagem sistemática e estruturada sobre o processo produtivo dos alimentos, que permite obter produtos com elevada segurança.
O sistema HACCP foi desenvolvido nos EUA e após vários anos de experiência, é hoje recomendado por organizações como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Comissão Internacional de Especificações Microbiológicas dos Alimentos (ICMSF) ea Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO).


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos