terça-feira, 4 de agosto de 2009

Recolha de resíduos orgânicos começa hoje no Funchal



Data: 04-08-2009

O projecto experimental de recolha selectiva de resíduos orgânicos começa hoje numa zona limitada da freguesia do Imaculado Coração de Maria. Esta é uma fase inicial e a Câmara Municipal do Funchal não tem ainda prazos para o alargamento a outras áreas do concelho.

"Este tipo de recolha é muito especial, os resíduos fermentam, têm odor e, por isso, temos de avançar com cuidado, estudar bem como se irá proceder". Henrique Costa Neves, vereador do Ambiente, acredita que este novo passo na recolha selectiva terá um período maior de adaptação. Ainda assim, começa hoje o tal projecto piloto de recolha porta-à-porta no Imaculado, que será feita às terças e quintas.

Os contentores - de cor castanha - foram já distribuídos a preço de custo pelos moradores e juntam-se aos restantes da recolha porta-à-porta (de vidro, papel e embalagens). "A recolha selectiva que já existe é de inertes, não cheira mal, quanto muito ocupa espaço". Com o lixo orgânico, a situação é diferente, há fermentação, libertam-se cheiros e isso pode levar os munícipes a não aderir de forma entusiasta à nova recolha selectiva.

No entanto, se resultar significará uma redução de 47% do lixo que é enviado para a incineradora da Meia Serra. "Segundo uma avaliação aos resíduos produzidos no concelho do Funchal, 47% era de origem orgânica. Se conseguirmos reduzir esta percentagem, iremos reduzir também o que pagamos à Meia Serra


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos