Lobo voltou aos 50 mil
Pela segunda vez desde que o navio Lobo Marinho está na linha marítima de transportes inter-ilhas foram transportados, entre 1 e 31 de Julho, mais de 50 mil passageiros. Os números deixam, uma vez mais, antever uma certa retoma no mercado, que se traduz pela política de redução de preços que a Porto Santo Line teve de imprimir, para fazer face à queda no número de passageiros transportados desde o início do ano.
A empresa armadora do navio que tem capacidade para transportar 1150 passageiros em cada viagem, já ultrapassara, de resto, os 51 mil passageiros, em 2007, um ano em que o acumulado, durante os primeiros sete meses do ano, "ficou-se", mesmo assim, pelas 175 mil pessoas transportadas.
O que é um facto é que, se somarmos todos os sete meses em que o navio já navegou, só este ano, o número de passageiros ascendeu aos 196 mil. Isso significa, por outro lado, que a política agressiva de preços utilizados pelo armador para combater a descida da curva da estatística está a dar resultados.
Números a subir preços a descer
Pelos vistos, apesar de os números de Julho de 2008 terem ficado abaixo dos 50 mil passageiros e quando os primeiros meses deste ano indicavam uma fraca procura pelo destino, a recuperação fez-se, tendo em conta a tendência negativa que se verificava até ao final dos primeiros três meses deste ano.
Tendo já ultrapassado, com os primeiros dias deste mês de Agosto, os 200 mil passageiros transportados já este ano, o Lobo Marinho começou 2009, recorde-se, a perder milhares de passageiros por mês face ao primeiro trimestre de 2008, tendo acabado por recuperar os passageiros com apostas em campanhas promocionais irrecusáveis, que fizeram os madeirenses voltar a procurar o navio, melhorando os números acumulados já a partir do quarto mês do ano.
A recuperação foi feita lentamente e aliada aos preços em média mais baixos, a Porto Santo Line acabou por conseguir chegar, mais cedo do que nunca, aos duzentos mil passageiros, o que acontecia, anteriormente, mais à frente, no calendário.
Como exemplo, refira-se que em 1997, o primeiro ano em que os primeiros sete meses foram feitos em operação "ferry", com o anterior Lobo Marinho, haviam sido transportados pouco mais de 82 mil passageiros e em 2004, o primeiro ano em que o actual navio fez as viagens nos primeiros meses do ano, viajaram 155 mil passageiros.
Por outro lado, registe-se, a título de curiosidade, que o comandante João Bela já viu entrar no navio, entre Janeiro e Julho deste ano, mais passageiros do que em todo o ano de 1998, quando entre Janeiro e Dezembro viajaram cerca de 194 mil pessoas.
Viagens duplas em AgostoO Lobo Marinho está desde o passado fim de semana a fazer viagens duplas, o que vai acontecer todos os domingos, quartas e sextas-feiras até ao final de Agosto.
Com estes horários, a Porto Santo Line procura ir ao encontro dos passageiros que, em Agosto, acorrem em grande número à ilha dourada.
Recorde-se que em 2008 o número de passageiros transportados entre as duas ilhas neste mês foi de 70 mil passageiros, um recorde que pode ter sido conseguido pelo facto de haver mais oferta, para fazer face ao que os madeirenses e visitantes de fora da Madeira queriam, até porque a procura tem vindo a aumentar todos os anos em Agosto.
A Porto Santo Line tem, agora, uma loja de vendas na Estrada Monumental, no Hotel "CS Madeira", que funciona todos os dias da semana até as 20 horas, podendo ser mais um local de aquisição de pacotes de viagens.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos