quinta-feira, 6 de agosto de 2009

25 obras para fazer no Verão (Funchal)

Em Santo António começa hoje a pavimentação da rua William Clode
Data: 06-08-2009




O trânsito voltou a chocar com uma obra no Funchal. O início dos trabalhos de pavimentação de parte da 5 de Outubro alterou o acesso à Avenida do Mar e provocou alguma confusão na entrada da cidade à hora de almoço. Os condutores queixaram-se da falta de indicações a anunciar a interrupção no trânsito, mas para a autarquia a intervenção é importante e Agosto é a melhor altura para a fazer.

Ontem, no entanto, o trânsito esteve confuso no centro da cidade. Os semáforos da Ponte do Bettencourt (do Bazar do Povo) estiveram desligados e foi a polícia a gerir o tráfego enquanto se colocavam algumas condutas na 31 de Janeiro. Do outro lado, na 5 de Outubro, os trabalhos de pavimentação começaram na parte mais a sul, perto da Avenida do Mar. A obra, que deverá estar concluída a 14 deste mês, irá estender-se até à Ponte de Pau. A maior complicação de trânsito aconteceu à hora de almoço, alguns condutores queixaram-se da falta de informação. No entanto, à tarde, havia já sinais a indicar a alteração de trânsito e avisos a anunciar que o acesso à Avenida do Mar estava bloqueado. E, à obra da Ponte da Bazar do Povo, junta-se agora a pavimentação da 5 de Outubro.

Apesar das queixas, a Câmara do Funchal tem um plano para a pavimentação de 25 ruas e estradas do concelho e pretende concluir o maior número de obras durante o Verão. Rui Abreu, o chefe de gabinete de Miguel Albuquerque, explica que esta é a melhor época para avançar com as obras. O tempo está melhor, chove menos e, além disso, o movimento diminui com as férias escolares.

Ontem começou a da 5 de Outubro e hoje arranca a da Rua Dr. William Clode em Santo António. E, do plano de pavimentações de 2009, a Câmara já concluiu da Elias Garcia, junto à Calçada da Encarnação, a Rua do Frias e a Rua dr. João Lemos Gomes. Todas, as que foram concluídas e as que estão previstas, somam um investimento acima de um milhão de euros. Embora garantam maior qualidade da estrada e maior segurança na condução, as obras são motivo de contestação por parte de quem circula de carro, gera muitas queixas e engarrafamentos. As obras na Via Rápida entre a Pestana Junior e a Boa Nova foram interrompidas por isso, mas a verdade é que o Verão é a melhor altura para avançar com obras e condicionamentos no trânsito. A solução de trabalhos de máquinas à noite não é possível por causa da lei do ruído.

Tráfego aumenta 7% em Agosto

Tanto a Câmara do Funchal como a Vialitoral, a concessionária da Via Rápida Ribeira Brava-Caniçal, apontam o Verão como a solução mais acertada. Não há aulas, são muitas as pessoas de férias e o tráfego distribui-se ao longo do dia, sem horas de ponta tão acentuadas. Jorge Pereira refere mesmo que a circulação é mais tolerante em Agosto. "As pessoas não têm tanta pressa, não estão pressionadas pelos horários escolares, nem pelos do trabalho". Embora mais tolerante, o tráfego não diminui em Agosto, pelo contrário. A ter em conta os números de circulação média diária de 2008 na Via Rápida, a passagem de carros aumenta em Agosto. O que se explica em parte por haver muita gente de férias e com disponibilidade para passear.

A média diária do ano é de cerca de 28 mil carros; em Agosto sobe aos 30 mil. E, neste mesmo mês, o volume de tráfego é particularmente intenso no sub-lance entre a Pestana Júnior e a Boa Nova. Ao ano, a circulação na Via Rápida só volta a ter um pico semelhante ao de Agosto em Dezembro, uma altura também de festa e de férias.

Tráfego na via rápida

28.000
Este foi o número médio de veículos que circularam por dia, em 2008, em toda a Via Rápida. Ou seja, entre a Ribeira Brava e o porto do Caniçal.

30.000
Em Agosto de 2008, os valores médios de circulação por dia na Via Rápida subiram de 28 para 30 mil, um aumento de 7% na circulação diária.

58.000
Este foi o valor diário de Agosto de 2008 para o sub-lance entre a Pestana Júnior e a Boa Nova, tanto na faixa sul, como na faixa norte.

Plano de pavimentações da câmara do Funchal

Estrada dos Marmeleiros ( Igreja Imaculado / Estr. Livramento)
Ruas Dr. Ângelo A.Silva/Nova Pedro José de Ornelas ( Rua do Til / Pena)
Estrada Nova Bom Sucesso ( Rua Pestana Júnior / Estr. Boa Nova)
Rua Carlos Azeredo Menezes ( Estr. Boa Nova / Largo Jardim Botânico)
Rua Nova da Quinta Deão
Rua 5 de Outubro ( Ponte de Pau/Praça Autonomia)
Rua da Levada dos Barreiros (Rua Dr. Pita/Virtudes)
Camº do Lombo Segundo (Encontro/Igreja)
Caminho da Cova (Saída Igreja Velha/Comandante Camacho de Freitas)
Caminho do Pilar (Sul Dr. Barreto/Levada do Cavalo)
Rua Dr. William Clode
Travessa do Pilar
Caminho do Farrobo (Camº Pasto/Canto do Muro)
Rua das Murteiras
Estacionamento Mercado da Penteada
Rua da Casa da Luz ( Rua D. Carlos / Rua dos Profetas )
Caminho da Lombada ( Pé de Cabra / Estr. Monumental )
Caminho Palheiro Ferreiro ( Estr. ER-Quinta Orinoco / ER Aeroporto - Centro Inspecções )
Camº Salão + Bc.Carvalhal ( Camº Lombo Segundo / Camº São Roque )
Camº dos Saltos/D.João (R. Lev. de Sta Luzia ao Deão)
Camº dos Tornos (Camº Saltos - Troço Novo)
Camº São Roque (Estr. J A. Freitas - R: Conego A.L. Andrade)
Camº do Ribeiro de Santana
Rua Raúl Brandão
Rua do Engenho Velho.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos