Estrutura foi melhorada em termos de segurança e tem um piso novo
Reabriu ao trânsito automóvel, ao final do dia de ontem, a Ponte do Bettencourt, no Funchal.
O facto foi constatado pelo JORNAL da MADEIRA e posteriormente confirmado junto de fonte camarária.
Tal como foi oportunamente noticiado, a Ponte do Bazar do Povo - como vulgarmente é designada aquela estrutura - foi objecto de uma profunda intervenção, o que levou ao seu encerramento à circulação automóvel, a partir de dia 29 do passado mês de Junho.
A necessidade das obras que se prolongaram durante Julho e o início deste mês, segundo explicou Bruno Pereira ao JM, aquando da decisão camarária de avançar com os trabalhos, decorreu do facto da Ponte do Bettencourt carecer de uma intervenção que acautelasse a sua degradação e uma situação mais complicada a médio prazo.
Datada da década de 40, altura em que foi aberta a Rua Dr. Fernão de Ornelas, a Ponte do Bazar do Povo era suportada por vigas de ferro, que, de acordo com o autarca, estavam a chegar ao “limite da sua validade”, apresentando “situações de corrosão”, que, a médio prazo - entre três a cinco anos -, podiam “ser preocupantes”.
Por tal motivo, se é certo que o passeio sul da ponte não foi demolido, pelo facto da sua construção ser mais recente, já em relação ao resto daquela estrutura - em ferro - a opção foi no sentido de construir uma nova, em betão, “conferindo, assim, os padrões de construção actuais”, segundo salientava, no final de Junho, o responsável.
Ainda de acordo com Bruno Pereira, as obras de beneficiação da Ponte do Bettencourt visavam, acima de tudo, uma aposta na melhoria dos componentes de segurança daquela estrutura, sem intervenção ao nível estético, por forma a não a descaracterizar.
Bruno Pereira esclareceu, oportunamente, que na sequência da vistoria realizada às pontes da cidade, apenas na do Bazar do Povo foram identificados problemas, uma vez que as restantes são pontes construídas em betão.
Com a reabertura da Ponte do Bazar do Povo à circulação automóvel, os automobilistas voltam a dispor de um acesso central da cidade, para mais, agora melhorado em todos os aspectos, incluindo um piso novo, com a asfaltagem ontem concluída durante a tarde.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos