terça-feira, 10 de novembro de 2009

São Martinho sem música mas com bacalhau e vinho





O programa em São Roque o Faial, tem concurso de búzio e música ao vivo

Data: 10-11-2009

O vinho novo, as castanhas e o pequeno bacalhau assado dão esta noite o mote para a Festa de São Martinho que todos os anos junta nas imediações da igreja desta freguesia as muitas pessoas que não querem deixar cair em desuso a tradição.

A festa resulta de um movimento espontâneo por parte dos comerciantes que ali procuram vender a sua parte, explicou Rubina Leal, vereadora da Câmara Municipal do Funchal. O povo agradece e adere à festa, que faz-se mesmo sem outra animação, que não a proporcionada pela gastronomia e convívio entre a população.

Embora seja em São Martinho que o santo faz casa, é fora, em São Roque do Faial, que a música se vai fazer ouvir, entre as castanhas que saltam na brasa da fogueira a atear no pátio.

A partir das 19 horas, a Casa do Povo promove na sua sede este encontro aberto à população e que é financiado pelo orçamento da casa. Dez quilos de bacalhau estão prontos. "Não é muito mas não podemos mais", disse o presidente. O vinho esse confunde-se entre o comprado e o oferecido pelos locais, que também o trazem para dar a provar. Heliodoro Dória lamenta que não possam ajudar os agricultores locais, nomeadamente comprando-lhes as castanhas, mas a falta de uma factura para a contabilidade assim obriga.

Mas nem só de comida e bebida se faz a festa esta noite em São Roque. O destaque vai para a realização do 'V Concurso Tocar do Búzio', uma iniciativa que procura manter viva a tradição. "Há uns anos tinha quase terminado", contou Heliodoro Dória, acrescentando que o Búzio era muito usado para comunicar de um lado para o outro numa altura em que não havia o telemóvel. Mesmo hoje, acrescentou, há ainda levadeiros que usam esta concha para avisar os agricultores que vão tapar a água.

No ano passado participaram 18 pessoas no 'Concurso Tocar do Búzio'. Este ano, a organização espera pelo menos manter o número de tocadores. Além dos que participam no concurso, a Casa do Povo tem disponíveis alguns exemplares para os mais curiosos experimentarem.

A festa de São Martinho em São Roque do Faial faz-se pela noite dentro, enquanto houver energia para continuar, acrescentou. Em termos musicais, destaque também para a participação do Grupo de Tocares e Cantares Camponeses, uma das formações da Casa do Povo.

São Martinho dentro de portas

Para além destas festas abertas à população, há outras associações e entidades que celebram a título privado a festa. É o caso dos ginásios e centros de dia da Câmara do Funchal, que promovem iniciativas ligadas à efeméride. Desde a tradicional ceia, às origens da celebração popular, procuram integrar a população idosa em actividades de convívio e enriquecimento cultural. A Geringonça é outra 'família' que volta a juntar os associados e amigos para a ceia tradicional.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos