quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ribeira Brava vai ter Museu do Emigrante

Antigo centro de saúde é o local apontado para a instalação do espaço cultural
Data: 04-11-2009





A instalação de um museu alusivo ao emigrante é uma das obras que Ismael Fernandes irá concretizar neste que é o último mandato enquanto presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

A proposta, que já constava do programa eleitoral dos social-democratas, foi realçada por ocasião da tomada de posse do autarca, que inicia agora o quinto e derradeiro mandato à frente dos destinos da autarquia ribeira-bravense.

O presidente da autarquia local, também ele outrora emigrante, é defensor acérrimo deste museu que pretende ser também uma homenagem aos que procuraram além-fronteiras um futuro mais risonho, mas mantendo sempre 'raízes' à terra que os viu nascer.

A moradia onde até um passado não muito distante esteve instalado o primeiro centro de saúde da Ribeira Brava, localizada praticamente defronte dos Paços do Concelho, é o local apontado para montar aquele que muito provavelmente será mais um museu a nascer na Ribeira Brava, que recorde-se, é onde está localizado o Museu Etnográfico da Madeira.

Cedência de espaço já solicitada ao Governo Regional "Acho que é de primordial importância, nós aqui na Ribeira Brava, terra de emigração, termos um museu da emigração", realçou o autarca.

Ismael Fernandes assumiu que já tem feito diligências nesse sentido, nomeadamente na cedência do espaço que deseja para poder transformá-lo em museu.

"Já fiz essa proposta à Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, para nos ceder o espaço onde estava situado o antigo Centro de Saúde da Ribeira Brava, para nós criarmos ali o Museu do Emigrante", salientou.

Além da pretensão de esta aposta de índole cultural assumir-se como uma mais-valia na oferta de atractivos para a vila da Ribeira Brava, o chefe do executivo municipal destaca que esta é também uma forma de "homenagear todos aqueles que tiveram de abandonar a sua terra para fazer a sua vida para além do nosso mar", lembrou, sendo que o próprio também foi antes de entrar para a política activa, emigrante na Venezuela. Daí o apego especial que nutre pelas questões da emigração.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos