terça-feira, 3 de novembro de 2009

Iluminações de Natal mais 'amigas do Ambiente'


São mais 400 mil as lâmpadas que vão colorir as ruas do Funchal entre 27 de Novembro e 6 de Janeiro. E a montagem das iluminações já começou

Data: 03-11-2009



As iluminações de Natal só serão acesas, numa primeira fase, no próximo dia 27 de Novembro (totalidade das iluminações só serão ligadas a 4 de Dezembro), mas há já mais de uma semana que os preparativos começaram com a colocação de algumas luzes um pouco por toda a cidade do Funchal.

É o caso da Rua Dr. Fernão de Ornelas, da Rua João de Deus e da Rua João Gago, da Avenida Zarco e de outras artérias que já começam a receber as lâmpadas e as mangueiras moldadas pelas mais diversas formas a motivos natalícios, que este ano voltam a estar a cargo da 'Luzoesfera', empresa do universo do Grupo SIRAM.

Duarte Henriques, da SIRAM, explicou que, tal como havia sido definido pelo caderno de encargos do concurso público que a 'Luzoesfera' venceu, os temas para as iluminações deste ano serão o Natal, as tradições madeirenses, mas também a Astronomia, ciência que foi mote para as outras festividades habituais ao longo deste ano. "Toda a parte criativa foi desenvolvida para ir de encontro aos temas pré-definidos", esclareceu. Além disso, como o projecto para 2009 diz respeito a um novo concurso público, Duarte Henriques adianta que haverá muitas novidades nos motivos utilizados e muitas artérias terão iluminações "totalmente diferentes" dos anos anteriores.

Mas as novidades não passam apenas pelos desenhos das mangueiras ou pelas cores utilizadas. O porta-voz da SIRAM adiantou ainda que a empresa está a privilegiar cada vez mais a utilização de "materiais energeticamente mais eficientes, mais amigos do ambiente para um menor consumo de energia".

Além de um maior recurso a lâmpadas 'led' que permitem uma maior longevidade e um menor consumo energético, a empresa também está a tentar recorrer a outros materiais mais 'ecológicos', embora não seja ainda possível deixar de utilizar totalmente os produtos plásticos (no caso das mangueiras). Mas "é uma preocupação cada vez maior", garante o responsável.

Serão utilizadas cerca de 400 mil lâmpadas e vários quilómetros de mangueiras luminosas que deverão tomar formas de estrelas, cometas, planetas, anjos, e outros mais motivos, sempre criados de forma a que possam ser rapidamente entendidos pela população local ou turistas. "A estilização dos motivos nunca pode ser levada a um extremo por forma a que não consigamos discernir qual o significado de cada motivo. Todos serão perceptíveis", garante.

Em termos de cores, as opções variam de acordo com os temas e respectivos motivos. No que se refere aos motivos de Natal serão privilegiados o vermelho, o verde, o branco e o dourado.

"Mas temos também motivos mais estilizados e com cores mais arrojadas, como o branco gelo e o azul, para ajudar a provocar contrastes, mas sempre em harmonia", adianta. A proposta da 'Luzoesfera' visa, segundo Duarte Henriques, "que no todo das diversas artérias da cidade do Funchal exista visibilidade dos motivos".

A montagem das iluminações é iniciada com algumas semanas de antecedência por ser uma empreitada muito grande e que requer "um esforço muito grande". Duarte Henriques explica que neste processo estão a trabalhar cerca de 140 funcionários da 'Luzoesfera' , mas mesmo assim não são suficientes.

"Recorremos também, em regime de 'out-sourcing' a outros dois sub-empreiteiros que pontualmente dão alguma ajuda". E no próximo dia 6 de Dezembro, quando todas as lâmpadas estiverem acesas, o porta-voz da SIRAM, refere que as pessoas poderão desfrutar de "uma iluminação muito bonita, com muitas cores e que vai dignificar novamente a Região em termos turísticos e internacionais".

Além das iluminações de Natal e do esperado espectáculo de fogo de artifício do fim-de-ano, o programa de festas promovido pela Secretaria Regional do Turismo e Transporte (SRTT) inclui a habitual decoração das praças do centro da cidade como o Largo da Restauração e o Largo do Chafariz, que em Dezembro ficarão cobertas com as flores que mais nos fazem transportar para a época: as Manhãs de Páscoa, os sapatinhos e o azevinho.

No site da SRTT (www.madeiratourism.org) é também prometida para o próximo mês de Dezembro a "tradicional exposição de presépios" e espera-se muita animação de rua e quadros-vivos alusivos à época, principalmente nas placas centrais da Avenida Arriaga, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos