quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Inauguração Projecto “Missão Reciclar Madeira”.






PGRAM


Defesa do Ambiente alavanca a economia
Presidente do Governo Regional na apresentação da iniciativa “Missão Reciclar”

“O desenvolvimento económico não pode ser feito contra o Ambiente e a boa defesa e um correcto enquadramento das questões ambientais alavanca, dinamiza a própria economia”, considerou, ontem, o Presidente do Governo Regional na apresentação do projecto “Missão Reciclar” no Funchal. Alberto João Jardim agradeceu, na oportunidade, à Delta Cafés e à Amb3E o lançamento deste projecto na Madeira, o qual visa a sensibilização para a reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida.





O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, inaugurou ontem, no Funchal, o Projecto “Missão Reciclar Madeira”.
Esta é uma iniciativa de sensibilização para a reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida promovida por duas empresas (Amb3E e Delta Cafés) que, após ter passado por 22 municípios de Portugal continental, é lançada agora na Madeira durante duas semanas.
No Continente, a “Missão Reciclar” permitiu a recolha de mais de 2.000 equipamentos, o equivalente a 502 árvores.
Na Madeira, a “Missão Reciclar” passa pelo Funchal (até 5 de Novembro), Machico (6 a 8 de Novembro), Ribeira Brava (9 a 10 de Novembro) e termina novamente no Funchal (11 a 13 de Novembro).
Na apresentação da “Missão Reciclar”, que decorreu na Praceta do Infante, começou por falar o presidente da Empresa Delta Cafés, comendador Rui Nabeiro, agradeceu a presença de Alberto João Jardim, assim como de outros membros do Governo Regional da Madeira, nomeadamente o secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia.
Rui Nabeiro realçou que a “Missão Reciclar” mostra que a Empresa Delta Cafés “não está apenas preocupada no avançar da empresa, mas também na área social e na reciclagem”.
Dizendo esperar que a “missão” seja “bem recebida na Madeira”, onde, disse, a empresa já “faz parte da família”, Rui Nabeiro sublinhou que a “responsabilidade da empresa ultrapassa o mero sucesso económico”, acentuando que “garantir o sucesso e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida da sociedade que nos rodeia é uma meta constante e a que nos propusemos desde sempre”.
Deste modo, o comendador sublinhou que “a responsabilidade ambiental deve tornar-se um imperativo de cidadania para as empresas, que devem ser responsáveis”, acrescentando que “diariamente e Delta Cafés esforça-se por contribuir activamente para um equilibrio entre aquilo que é o nosso desempenho industrial e o respeito pelo ambiente que nos rodeia”.
Deste modo, realçou a decisão de associar ao conceito Delta Q “uma mensagem de incentivo à reciclagem”, destacando o grande sucesso da “Missão Reciclar” por “onde já passou”.
Por seu lado, Fernando Lamy da Fontoura, da empresa Amb3E, destacou ser esta uma associação sem fins lucrativos que tem por objectivo “promover a reciclagem e criar um sistema no nosso país de encaminhamento dos equipamentos eléctricos e electrónicos quando chegam ao seu fim de vida, para um tratamento adequado”, realçando que a Amb3E “iniciou operações na Madeira em 2007 em parceria com a Valor Ambiente e, desde o início do ano, com a Câmara Municipal do Funchal.”

Não há progresso sem melhoria
das condições ambientais


O Presidente do Governo Regional agradeceu à parceria entre a Empresa Delta Cafés e a Amb3E o ter escolhido a Madeira “para promover também esta acção de recolha de máquinas e materiais, cuja não recolha seria desastrosa para o ambiente”.
Após saudar o comendador Rui Nabeiro, por quem disse ter “uma grande amizade há muito tempo” e “ser uma referência entre os empresários portugueses”, Alberto João Jardim destacou a “forma inteligente” como o empresário tem estado no mercado.
“Apesar de ser um dos grandes investidores portugueses vossa excelência teve sempre o cuidado de alavancar o progresso de uma forma correcta”, disse, apontando a parceria da Delta Cafés com a Amb3E como “exemplo disso”.
O chefe do Executivo regional realçou não haver progresso “sem melhoria das condições ambientais”, referindo que uma “situação correcta no domínio ambiental alavanca o desenvolvimento económico”.
“O desenvolvimento económico não pode ser feito contra o Ambiente e a boa defesa e um correcto enquadramento das questões ambientais alavanca, dinamiza a própria economia”, acentuou Jardim, acrescentando que não deve haver fundamentalismos “quer do lado da economia nem do lado do ambiente” e lembrando que “toda a História da Humanidade é feita de transformação da Natureza” e que a “Humanidade não vai parar e a transformação da Natureza vai continuar”.
Assim, o Presidente do Governo Regional disse ser “preciso aproveitar os meios tecnológicos” para “defender correctamente o Ambiente”, destacando que na Madeira, “pelo perfil da nossa economia e pela própria natureza do território nós entendemos que tudo quanto for em proveito da defesa do ambiente vai continuar a alavancar a economia de uma forma melhor”.
A concluir, Alberto João Jardim agradeceu novamente ao presidente da Delta Cafés e ao responsável da Amb3E a vinda da “Missão Reciclar” até à Madeira, dizendo esperar que a “se recolha aqui muitas mais máquinas do que no continente, pois seria um sinal de progresso económico do território”.

a missão
O projecto “Missão Reciclar” pretende divulgar a necessidade de reciclar equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida, através da recolha de máquinas de café eléctricas usadas ou avariadas. Para tal, a missão vai estar na Madeira durante 15 dias, sendo que a Delta Cafés e a Amb3E colocam a circular uma carrinha que irá percorrer três localidades madeirenses: Funchal, Machico e Ribeira Brava. Para estimular a entrega deste tipo de equipamentos no Ponto Electrão presente na carrinha Missão Reciclar, a marca de cápsulas de café Delta Q irá oferecer a oportunidade de aquisição de 20 máquinas no primeiro dia em cada localidade através de um sistema de pagamento simbólico de 10 euros. Os que não estiverem neste grupo podem depositar os equipamentos eléctricos e receber em troca um desconto de 50 euros para aquisição de uma máquina Delta Q Qool na carrinha, pagando apenas 79.90 ou 89.90 euros.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos