quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Centenário do Club Sports Madeira

Alberto João Jardim nas comemorações do centenário do clube sediado na Avenida Arriaga
Sports Madeira é fundamental para o sonho madeirense


O Club Sports Madeira comemorou ontem o centenário com um conjunto de actividades onde se destaca a sessão solene no Teatro Municipal Baltazar Dias. Uma oportunidade para reavivar a história do clube da Avenida Arriaga e suas conquistas em prol do desporto madeirense, bem como homenagear aqueles que se distinguiram como dirigentes, atletas ou colaboradores em diversas áreas. O presidente do Governo Regional sublinhou a importância do trabalho desenvolvido por muitos daqueles que vestiram as cores do centenário clube lutando “pela autonomia da sua terra” e pediu aos sócios que “o Sports Madeira é fundamental para a continuação do sonho madeirense”.





O Club Sports Madeira comemorou ontem o 100.º aniversário, tornando-se, assim, a primeira organização desportiva a atingir a efeméride. Na sessão solene para assinalar o centenário, que se realizou no Teatro Municpal Baltazar Dias, o presidente do Governo Regional disse que “estar nestas comemorações dá-me oportunidade para vir aqui pagar um tributo em nome da população da Madeira, visto que a Região e este povo muito devem a todos estes cem anos de vida do Club Sports Madeira”.
Alberto João Jardim destacou os dirigentes, atletas, colaboradores ou sócios, “que se têm dedicado ao clube”, porque o Sports Madeira “não só ajudou a fazer a história deste arquipelágo como sobretudo prestigiou esta terra e a sua população”. Dirigindo-se a todos os sócios referiu que o Sports Madeira “é fundamantal para a continuação do sonho madeirense”, por isso “é preciso fazer um brinde neste momento do centenário do Madeira e que cada sócio arranje mais um”. Considerou que um clube “é grande quanto maior for a alma dos seus associados”, o que apontou ser o caso do emblema aniversariante. É de opinião que o Sports Madeira “não se pode considerar um clube elitista, é um clube de massas, pois basta ver a quantidade de jovens que movimenta, a sociedade bastante diversificada que aqui acolhe para as diversas actividasdes”.
Jardim reconheceu que a riqueza do movimento associativo foi sempre um dos grandes apanágios do Sports Madeira ao longo dos seus 100 anos e um dos mais ricos da história do século XX que a Madeira apresenta. “Foi um movimento associativo que não perdeu as suas responsabilidades em momentos decisivos da vida da Madeira”, frisou o chefe do executivo, considerando que a Região muito deve ao trabalho desenvolvido pelos diversos representantes do clube e que nas mais diversas áreas de actividade “lutaram pela autonomia da sua terra”.
Sublinhou o “trabalho extraordinário” desenvolvido pelos dirigentes do clube para a renovação da sede após o incêndio de Junho de 2007. Neste âmbito destacou o “esforço notável” e a “coragem, dedicação e arrojo” revelados pelo presidente da direcção Paulo Fontes para rapidamente ter a sede do Madeira “recuperada e prestigiada”, além do trabalho realizado na actividade desportiva do clube. Felicitou ainda Luís Miguel Sousa, presidente da Assembleia Geral, pela “maneira sábia que tem de conduzir as coisas, pelo critério com que tem sabido estar nas funções e pela forma como transmitiu ao clube o espírito de união e solidariedade”.

Paulo Fontes
orgulhoso do percurso


Fundado a 3 de Novembro de 1909, e por um grupo de pessoas lideradas por Humberto Passos, o “Madeira” viveu ontem um dia especial. Apesar de todo o seu ecletismo, o Club Sports Madeira não pode ser dissociado do automobilismo e da grande manifestação desportiva que é o Rali Vinho Madeira, fortalecendo a posição com a inclusão no IRC. Isso mesmo ficou ontem “sacramentado” com o “oficial” Passeio dos Campeões e onde estão inscritos os nomes dos 50 vencedores da “maior manifestação sócio-desportiva da Madeira”, como catalogou o presidente do CS Madeira. Paulo Fontes fez uma retrospectiva histórica do clube, falou “da visão de futuro” que permitiu a “realização de grandes eventos, apesar dos condicionalismos económicos” e relembrou o facto do clube ter nascido pela via do futebol para “tornarmo-nos num clube eclético”.
Paulo Fontes não tem dúvidas de que “não temos a pretensão de sermos o melhor, mas a verdade é que somos o primeiro e o mais madeirense, que não precisa de acrescentar mais nada ao seu nome para a sua identidade”.
E não se coibiu de elogiar o apoio do Governo Regional em todas as iniciativas e na recuperação da sede do clube.


O Sports Madeira é o primeiro clube da RAM a atingir os 100 anos de existência, num ano marcado pela recuperação da sede, destruída por um incêndio em Junho de 2007. Paulo Fontes é o presidente da instituição e que naturalmente sente um orgulho especial num momento particular como este. Ontem mesmo referia à agência lusa que “não somos os maiores, não somos os melhores, mas somos os primeiros”. O futebol foi a primeira modalidade, muito por culpa da influência da colónia inglesa, seguindo-se o aparecimento de outras modalidades como o cricket, ténis, bilhar, natação, karting, bridge, atletismo, remo, pólo aquático e mais recentemente o badminton que acabou por ser o primeiro emblema da Madeira a representar Portugal na Taça dos Clubes Campeões Europeus, o Voleibol que “ofereceu” dois títulos de campeão nacional no sector feminino ou o “papa-títulos” do andebol.


Eventos de grande nível aproximam pessoas do clube
Chegar ao meio milhar de sócios é meta com jantar de Gala no Reid’s no dia 14
O jantar de Gala que servirá para celebrar o Centenário terá lugar no próximo dia 14, no Hotel Reid’s. O emblemático clube, sediado na Avenida Arriaga, tem actualmente cerca de 300 sócios mas as baterias estão apontadas para atingir o meio milhar. Um número que parece estar bem ao alcance do clube presidido por Paulo Fontes.
Nem que seja pelo seu rico historial mas também por estar associado a eventos de algum nível, o que constitui um chamariz, por exemplo, a quem aprecia e são largos milhares de pessoas que sempre acompanham as peripécias do “Vinho Madeira”. A campanha que o clube irá desenvolver ainda este ano deverá ser coroada de êxito, sendo bem provável que a fasquia colocada seja até ultrapassada. Outros eventos de menor escala também atraem muitos interessados à sede social. O Open Internacional de Bridge que decorre actualmente é um vivo “cartaz” promocional do clube e da Madeira.


Ana Moura, uma presença olímpica em Pequim
Dirigentes, técnicos e atletas reconhecidos


O Club Sports Madeira distinguiu na noite de ontem várias individualidades, marcantes na vida do clube, desde dirigentes, técnicos e atletas do clube. A lista de eleitos foi a seguinte: Manuel Inocêncio Freitas, Emílio Tavares, Emídio Loja, José Cunha, Rui Ascensão, Zeca Cunha, Janica Clemente, Miguel de Sousa, Luigi Valle, Vasco Loja, Severino Fernandes, Paulo Fontes, Lamberto Jardim, Rui Paquete, Pedro Araújo, José Agostinho de Sousa, Luís Miguel Sousa, Constantino Palma, Luís Sotero Gomes, Joaquim Sousa, Énio Andrade, Emídio Sousa, Arlindo Silva, Carlos Silva, Ricardo Veloza, Mário Fernandes, José Silva, António Maia, António Neves, Bruno Brazão, Vítor Sá, Ornelas Camacho, Ana Moura, Susana Gallina, Fátima Vítor, Sílvio Costa, Elsa Oliveira, Luísa Oliveira, Marco Freitas, Henrique Alves, Duarte Fernandes, Ângela Figueira, Ferdinanda Sousa e Maria Olim.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos