segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Turistas brasileiros vêm na Páscoa

Operador turístico de Salvador da Bahia organiza viagem à Madeira em Abril
Data: 01-02-2010





O operador turístico brasileiro Bis (Brazil International Service), com sede na cidade de Salvador, Estado da Bahia, aumentou a sua oferta para Portugal e este ano incluiu nos seus programas uma extensão para a ilha da Madeira.

Os primeiros clientes que viajarão para a nossa ilha em grupo virão na próxima Páscoa e integrarão um voo 'charter' que o operador irá realizar nessa época, entre Salvador e Lisboa, confirmou ao DIÁRIO Lúcia Bichara, directora-presidente do Bis.

Desde há alguns anos que o operador Bis realiza voos 'charters' para Portugal, nomeadamente na Passagem do Ano e em épocas festivas, como o Carnaval e a Páscoa. A partir de 2007, ano em que incrementou as suas operações para o nosso País, que o operador baiano incidiu a promoção de Portugal noutros mercados do Nordeste, tendo feito um segundo voo 'charter' de Recife, Estado de Pernambuco.

Em recentes declarações ao DIÁRIO, aquando da realização da Bolsa de Turismo de Lisboa, Lúcia Bichara, destacou que desde o ano passado que os seus clientes começaram a mostrar mais interesse em visitar a Madeira. Além de alguns programas individuais, que conjugava com o apoio de operadores portugueses, à partida de Lisboa, a responsável pelo Bis disse-nos que sentiu a necessidade de criar programas próprios que incluíssem uma visita à Região Autónoma, com transporte, alojamento e programa detalhado de excursões, o que está a acontecer agora com a colaboração e suporte da agência madeirense 'Windsor Travel', que representa o operador brasileiro na Madeira.

Embora os programas estejam ainda à venda e faltem dois meses para a concretização da viagem, Lúcia Bichara está bastante satisfeita com a aceitação do programa e espera trazer à Madeira algumas dezenas de turistas brasileiros já na próxima Páscoa.

Embora não haja uma promoção oficial directa das instituições regionais responsáveis pela promoção turística no mercado brasileiro, a verdade é que a Madeira tem surgido em diversas publicações, nomeadamente as de viagens e turismo e ainda as generalistas, aproveitando a vinda a Portugal de jornalistas brasileiros, que contam com o apoio da Direcção Regional de Turismo da Madeira (DRTM) e de hoteleiros locais, para a extensão das suas viagens ao arquipélago.

Ainda na última Feira das Américas, realizada em Outubro passado na cidade do Rio de Janeiro, e que é a maior feira de turismo que se realiza na América Latina, a DRTM marcou presença e registou o interesse de muitas pessoas que passaram pelo pavilhão de Portugal em conhecer a Madeira, além de diversas perguntas de agentes de viagens interessados em encaminhar clientes para o arquipélago.

Lúcia Bichara considera que o caminho está aberto, mas é preciso haver mais promoção, não só junto dos agentes de viagens que revendem o produto, como também dos consumidores. Neste caso particular há tudo a ganhar com a identificação de algumas marcas hoteleiras que hoje estão no mercado brasileiro, e que são casos de sucesso, e que além de serem facilmente identificadas com Portugal, o deverão ser também com a Madeira, pois têm cá a sua origem e sede. São os casos dos grupos Pestana, Porto Bay, Dorisol e Enotel.

O mercado brasileiro tem actualmente um grande potencial em termos de viagens. Embora seja um país que nos últimos anos tem surgido entre os que perfilhavam o chamado Terceiro Mundo, por via de bolsas de pobreza extrema nalgumas zonas de maior concentração populacional, a verdade é que o Brasil, em termos económicos, perfilha-se hoje para ser um dos mais importantes do planeta, estando a sua economia a tender para o quinto lugar, em termos globais, segundo as organizações internacionais.

Gastos dos turistas brasileiros aumentam em Portugal

A moeda brasileira, o real, tem passado por uma fase bastante robusta, e tem permitido que os brasileiros olhem para o mercado exterior de férias com mais entusiasmo.

Portugal tem conseguido nos últimos meses merecer as preferências dos turistas brasileiros que se destinam à Europa, muito por via do facto da companhia aérea portuguesa TAP ter a maior rede de voos do Brasil em direcção ao velho continente (67 voos por semana de nove aeroportos). Assim, segundo os últimos dados disponibilizados pelo Banco de Portugal, em Setembro os gastos dos turistas brasileiros aumentaram 41,4% face ao mês homólogo de 2008, para 24,5 milhões, e em Outubro cresceram 16,7%, para 25,986 milhões.

Setembro foi o primeiro mês em que se deu uma viragem nos gastos dos brasileiros em viagens e turismo no estrangeiro, com um aumento de 59,5% para 1.236 milhões de dólares, quando desde Outubro que se verificavam quedas homólogas acentuadas, na maior parte dos casos a dois dígitos.


DN Madeira

http://www.bis.tur.br/news/images/120110_charter_pascoa_principa.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos