quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cinco 'charters' semanais da Finlândia na Primavera

Operadores garantem transporte de 10 mil turistas até Maio próximo
Data: 15-02-2010




As previsões dos diversos operadores turísticos finlandeses que programam a Madeira apontam para uma subida de vendas e aumento de capacidade nas operações consolidadas para os próximos meses, soube o DIÁRIO junto de fontes do sector.

As boas notícias surgem na sequência das estimativas que já nos tinham sido transmitidas por Oto Oliveira, responsável pela promoção do Turismo de Portugal nos países nórdicos, que apontam para uma subida generalizada de turistas desses países, em comparação com os números do ano passado. Não será fácil alcançar este ano no mercado finlandês os bons resultados de 2008, mas a verdade é que há indicações positivas, sobretudo depois dos grandes operadores terem retirado do mercado as operações para destinos de longo curso, que estavam a ser feitas com voos diários em aviões de grande lotação a preços muito interessantes. Era o caso de um voo diário em Boeing 747 para a Tailândia, que aliciava o mercado com pacotes de duas semanas a preços semelhantes aos que os clientes finlandeses pagariam para as ilhas atlânticas. Um inegável prejuízo para os arquipélagos da Madeira e das Canárias.

Este ano, se se concretizarem as operações que estão previstas, pelo menos até ao mês de Maio, a Madeira irá receber mais turistas da Finlândia do que no período homólogo de 2009. No ano passado, entre Janeiro e Maio, entraram nos hotéis madeirenses 11.234 hóspedes finlandeses (menos 21,2% do que em igual período de 2008, em que foram registados 14.261 finlandeses). Se tivermos em conta que as operações previstas para dez semanas, a partir de 21 de Fevereiro, representam uma capacidade total de cerca de 10 mil lugares, é fácil entender que este ano os números estão a subir.

Um facto interessante que está a registar-se no mercado finlandês, desde o ano passado, é o aumento do período de estada dos turistas que escolhem a Madeira para férias. Não obstante a baixa de 21,2% no número de entradas, entre Janeiro e Maio de 2009, o certo é que esses turistas estiveram mais tempo na Madeira, tendo a estada média subido de 5,7 para 6,3 noites. A hotelaria regional registou nesse período do ano passado 86.621 dormidas, o que representou um decréscimo de apenas 11% relativamente a 2008. Mais baixo do que a queda percentual registada no número de entradas.

Além das operações 'charters' que estão previstas para as próximas semanas de aeroportos da Finlândia, com maior enfoque na capital Helsínquia (ver destaque em baixo), há que contar neste ano que a TAP está a voar regularmente cinco vezes por semana entre Lisboa e Helsínquia. Tratam-se de voos que têm uma grande componente turística, não só no transporte de finlandeses para Portugal, como também para diversos destinos no Brasil e África.

Com tem acontecido no caso dos voos directos da TAP de Moscovo para Lisboa, que arrancaram ao mesmo tempo (em Junho passado), a nova rota da companhia portuguesa para a Finlândia, também tem trazido para a Madeira, via Lisboa, um interessante contingente de turistas finlandeses, que, na opinião de algumas fontes do sector, estão estimados em cerca de uma centena por semana. São os que viajam com pacotes individuais e que, normalmente, utilizam alojamento de qualidade superior.

Lomamatkat em força






Uma das novidades desta Primavera na Madeira é o aparecimento da marca 'Lomamatkat', que é hoje o quarto operador mais importante da Finlândia.

Depois de uma campanha de divulgação da Madeira em Helsínquia e Tampere, em que interveio Arja Kemppainem, que trabalha na Região desde há mais de 35 anos, e que é autora de um livro sobre o arquipélago, em finlandês, a Lomamatkat vai iniciar um voo 'charter' entre a capital da Finlândia, Helsínquia, e a Madeira no próximo dia 21 de Fevereiro, num avião Boeing 737 NG da Primera Air. O voo manter-se-á até à primeira semana de Maio. Do sucesso desta operação dependerá a organização de novas séries de voos, ainda este ano.

Primavera cheia pode ser um bom incentivo para próximas séries de voos

A Primera Air vai trazer o primeiro contingente de turistas da Lomamatkat no próximo dia 21 de Fevereiro. O Boeing 737 Nova Geração (700 e 800) tem lotação para cerca de 190 turistas e a operação manter-se-á até à última semana de Abril.

A Lomamatkat, que será agenciada na Madeira pela 'Windsor Travel', terá uma equipa de três representantes que já se encontram no Funchal: Arja Kemppainen, Evelyn Nommik e Ranja Pikkola, as quais prestarão apoio aos clientes do operador.

No próximo dia 19 de Fevereiro outros dois operadores finlandeses - 'Almatours' e 'Hispania' - iniciarão uma operação 'charter' semanal para a Madeira, utilizando um avião de uma companhia búlgara. Manter-se-á até final do mês de Abril, com partidas de Helsínquia.

No dia 20 de Fevereiro são esperados na Madeira 50 turistas que viajam com o operador 'Matkahaukka' num voo regular da TAP, via Lisboa.

No dia 22 de Fevereiro iniciar-se-á outra operação semanal, esta da responsabilidade dos operadores 'Aurinkomatkat' e 'Ok-matkat', também até final de Abril, em voo da Finnair (lotação para cerca de 220 passageiros). A 'Aurinkomatkat' já tem um voo semanal de Helsínquia para a nossa ilha, às sextas-feiras, também da Finnair, que irá manter-se todo o ano, tal como a ligação da 'My Travel/Tjaereborg' às segundas-feiras, que é feito com um avião da Thomas Cook Scandinavia.

No total destas operações temos uma capacidade de transporte de aeroportos finlandeses para a Madeira de mais de mil turistas por semana.

Outros operadores de menor dimensão estão também a organizar grupos temáticos para a Região Autónoma, cujos participantes deverão viajar para Lisboa nos voos regulares da TAP, que se realizam cinco vezes por semana, e que têm ligações rápidas para a nossa ilha na capital portuguesa, quer nas chegadas, quer nas partidas.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos