"Um açoriano equivale a 50 madeirenses"
Data: 18-02-2010
Não se trata de uma convicção, mas de uma constatação do PSD-M, a propósito do dinheiro previsto no Orçamento de Estado para investimento directo nas duas regiões autónomas.
Foi à porta do Tribunal da Ponta do Sol, que o deputado Pedro Coelho deu conta da indignação dos social-democratas pela forma como a Região e os madeirenses são tratados no PIDDAC - investimentos do Estado - deste ano.
O deputado do PSD na ALM alerta para uma diminuição de 92% no montante previsto para a Madeira, de 2009 para 2010. Passa de 5,5 milhões para 427 mil euros. Já os Açores vão ser contemplados com 21,4 milhões de investimento durante este ano. Nas contas apresentadas por Pedro Coelho, o Estado investe na Madeira 1,63 euros por cada habitante. Já nos Açores são investidos 87 euros por açoriano, o que leva o PSD a concluir que "um açoriano equivale a 50 madeirenses".
Os social-democratas analisaram a proposta de PIDDAC e constataram que o Governo da República se propõe investir bastante mais no estrangeiro do que na Madeira. A título de exemplo, são referidos os 300 mil euros para hemodiálise em Cabo Verde e os 400 mil para as televisões dos PALOP.
Pedro Coelho diz que apenas 0,02% do PIDDAC é que serão investidos na Região, ficando por resolver situações como as dos tribunais da Ponta do Sol e de Santa Cruz ou as das esquadras da PSP do Porto Santo, de Santa Cruz e da Ponta do Sol.
O PSD conclui que o primeiro-ministro não considera os madeirenses como portugueses, mas também não os considera estrangeiros, tendo em conta dos 43 milhões de euros que o Estado português prevê investir fora do território nacional.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos