domingo, 14 de fevereiro de 2010

Fogo-de-artifício abriu “Oceanos” de folia







Mesmo com chuva, foram muitos os madeirenses e turistas que assistiram, ontem à noite, ao “Grande Cortejo Alegórico de Carnaval”, o ponto alto do programa das "Festas de Carnaval", promovido pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes, que este ano teve como tema geral: "Mares e Oceanos".
Dez minutos antes do cortejo sair à rua, o público presenciou um espectáculo de fogo-de-artifício, lançado no Parque de Santa Catarina.
O cortejo, que arrancou por volta das 21h00, com partida na Praça da Autonomia, contou com a participação de mais de um milhar de foliões, distribuídos em oito grupos. A abertura do corso ficou a cargo do projecto de João Egídio Andrade Rodrigues, intitulado “Os Encantos do Mar”, no qual sereias, recifes, corais, anémonas, plantas, entre outros seres subaquáticos, embelezaram o seu carro alegórico.
Seguiu-se a Associação Fura Samba com o tema "Mar Português", com música dedicada ao poeta Fernando Pessoa e à fadista Amália Rodrigues, associando o fado ao samba. Cerca de 5.000 plumas de avestruz, 15.000 rabos de galo e 250 plumas de faisão foram usadas para retratar o tempo dos Descobrimentos.
“Os Cariocas” apresentaram o projecto “Divindades do Mar”, um desfile embelezado com figuras simbólicas dos oceanos. Por sua vez, a Fábrica de Sonhos desvendou os “Segredos do Mar”, levando ao corso sereias e medusas, e elementos dos Hot Dancers.
Os Veteranos da Folia com “A Ilha do Tesouro” revelaram também "riquezas" dos mares.
A Turma do Funil apostou no tema “O Oceano em Folia”, recordando o navegador Vasco da Gama, figura representada pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim. A trupe de João Atanásio fez ainda uma homenagem ao povo de Câmara de Lobos, retratando o "Peixe-Espada-Preto" e o barco “O Xavelha”.
A Associação de Animação Geringonça apostou no tema “Fantasias de Ninfa”, levando ao cortejo, entre outras figuras míticas, deuses do mar e ninfas, num cenário azul, verde, prateado, branco, laranja e rosa. Sofia Relva (apresentadora do concurso musical "Funchal a Cantar"). A canção da Geringonça, "Esta Maré de Alegria", com letra assinada por Rui Gonçalves Silva e música de António Barbosa, foi interpretada por Sofia Relvas, acompanhada por um coro, composto por Bruno Airaf, Dorita Serrão, Paulo Freitas, Xavier Barros, Hélder Paulo, Sofia Petito, Carolina Rodrigues e Mariana Azevedo. De sublinhar que a Geringonça integrou, no seu corso,elementos delegação regional da Associação Portuguesa de Deficientes Motores.
O encerramento do Cortejo Alegórico ficou a cargo da Escola de Samba Caneca Furada, com o tema: “O Mar e a Pirataria", um desfile que marcou a estreia da Orquestra Clássica da Madeira no Carnaval madeirense. A colectividade de músicos foi dirigida pelo seu maestro, Rui Massena. Marina Rodrigues abrilhantou o desfile da Caneca Furada.
O Cortejo saiu da Praça da Autonomia, seguindo pela Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul), mudança para faixa norte (frente ao MarinaShopping) e subida pela Rua Dias Leite, Rotunda do Infante, Avenida Arriaga (faixa Norte - até ao Banco de Portugal), Avenida Zarco (faixa norte), rua Câmara Pestana e, terminou na Praça do Município.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos