sábado, 13 de fevereiro de 2010

Crianças e idosos no Funchal fizeram o seu Carnaval

Desfilaram ontem nas placas centrais da Avenida Arriaga







A aposta está ganha. No ano passado, a Secretaria Regional do Turismo e Transportes desafiou a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal a trazer o seu Carnaval à rua. Na altura, 200 idosos foram actuar para o Jardim Municipal. Este ano, o convite foi mais longe. A Secretaria tutelada por Conceição Estudante pediu à mesma associação para que fizesse os seus utentes desfilarem na placa central da Avenida Arriaga com destino ao Jardim Municipal. O cortejo aconteceu ontem à tarde e foi um sucesso, tendo contado com a ajuda do bom tempo.
Ricardo Silva, da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal disse ao JORNAL da MADEIRA que o objectivo da iniciativa, tal como de todas as outras realizadas noutras alturas do ano, é o de dar mais qualidade de vida aos menos jovens e prolongar a sua saúde. "Queremos promover a cidadania mas essencialmente dar-lhes uma vida com a melhor qualidade possível", dizia Ricardo Silva momentos antes do desfile "Carnaval Solidário" ter início no Funchal. A Festa que já se realizava entre portas há alguns anos, foi tornada pública no ano passado, sendo que ontem, centenas de pessoas, sobretudo estrangeiros, puderam vir desfilar duas centenas de figurantes com os mais variados disfarces. Marinheiros, mergulhadores, galos, entre outros, foram alguns dos mascarados que contaram com o apoio da Secretaria Regional do Turismo que disponibilizou a actuação de duas bandas de música. Para os fatos, aquela associação dispendeu apenas 300 euros, sendo que o restante trabalho foi feito pelos próprios idosos e animadores.
"Isto é uma prova evidente que com boa vontade podemos fazer uma festa", afirmou Ricardo Silva, o qual adiantou que para além dos idosos, entraram neste desfile um grupo de crianças do ATL das Romeiras, seis ATL da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, o grupo de São José, a AMI, a Associação protectora dos Pobres e os Centros Comunitários de Sõ Martinho e da Nogueira.
"É Carnaval muito solidário!", garantiu Ricardo Silva.
Já de manhã, e embora com menos sorte por causa da chuva, muitas crianças de várias escolas da Região fizeram também o seu desfile de Carnaval percorrendo o mesmo trajecto que o cortejo que decorreu na parte da tarde.
A Festa de Carnaval das criianças esteve a cargo do grupo de teatro da Associação dos Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística e da Escola Profissional Atlântico. Contava-se com a participação de mais de mil crianças mas a chuva "afugentou" algumas escolas.
As que teimaram em não desistir contaram com muita animação. Os turistas mostraram muito agrado em registar os momentos para a posteridade.
No Porto Santo, o carnaval dos mais pequenos também saiu à rua, assim como em outros concelhos e freguesias da Madeira.
Contudo, alguns tiveram que ser cancelados como foi o caso daquele que estava previsto para o centro de Câmara de Lobos e que é uma organização da junta de freguesia local. Os cerca de mil e 800 figurantes das escolas de 1º ciclo e os idosos dos centros de dia de Câmara de Lobos viram a sua festa de Carnaval de ontem. Mas como o Carnaval ainda agora começou, ainda há oportunidade para usufruir da folia desta época.

Estudante satisfeita com ocupação hoteleira

A secretária regional do Turismo e Transportes está satisfeita com a taxa de ocupação hoteleira. Depois de uma primeira sondagem, "estamos com uma taxa de ocupação entre os 65 e os 70 por cento o que é bom. É bom lembrar que isto engoloba todos os estabelecimentos hoteleiros e não apenas os do Funchal".
Para além disso, conforme frisou Conceição Estudante, em declarações prestadas à comunicação social momentos antes de ter início o desfile das crianças- que ocorreu pelas 10 horas da manhã, as previsões apontavam para que, neste fim-de-semana, a taxa de ocupação subisse ainda mais um pouco.
"O que se enquadra mais no padrão deste período do ano. No ano passado, a taxa de ocupação hoteleira foi de 72 por cento mas convém lembrar que o Carnaval aconteceu mais tarde", referiu a secretária regional do Turismo e Transportes. Para o cortejo de hoje à noite, a esperançaé de que São Pedro ajude. "Se as previsões se mantiverem, no cortejo de amanhã (hoje) não vamos ter chuva.
"Para a próxima terça-feira, as previsões são também animadoras.
Refira-se que para esta festa carnavalesca, a Secretaria Regional do Turismo e Transportes investiu 350 mil euros.

Secretária do Turismo espera que São Pedro colabore

O cortejo alegórico sai à rua pelas 21 horas de hoje com partida da Praça da Autonomia (lado sul), passagem pela Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, mudança para a faixa norte e subida pela Rua Dias Leite. Depois, os figurantes que participam neste cortejo subordinado ao tema "Mares e Oceanos" passam pela rotunda do Infante, percorrem a Avenida Arriaga, Avenida Zarco, Rua Câmara Pestana e terminam na Praça do Município.
Mas o programa para este dia de Carnaval tem início pelas 10 horas com a actuação, na baixa funchalense, da band do canecão e das bandas distrital e municipal do Funchal. Ainda antes do cortejo alegórico, haverá fogo de artifício lançado no Parque de Santa Catarina.
Estão, assim, reunidas todas as condições para mais o Carnaval cheio de alegria, magia e animação, faltando apenas a ajuda de São Pedro.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos