Junta-se ao Cortejo Alegórico, Cortejo Trapalhão e outras iniciativas
“Carnaval nas Avenidas”. Assim se chama um momento inovador que a Secretaria Regional do Turismo e Transportes introduziu nas festas de Carnaval da Madeira de 2010. Pretende aproximar ainda mais as trupes das pessoas, numa iniciativa marcada para a noite de domingo.
O programa de animação do Carnaval da Madeira deste ano vai ter uma novidade: o “Carnaval nas
Avenidas”. Um projecto que Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes disse ontem em conferência de imprensa realizada para apresentar o programa das festas do Carnaval 2010, ter surgido como forma de levar ainda mais a animação das trupes até à baixa. Prolongando a festa e fomentando uma maior animação.
O “Carnaval nas Avenidas”, a realizar no domingo, dia 14, entre a as 21 e as 23 horas, consiste na actuação de três grupos participantes no cortejo alegórico da véspera.
A Associação Fura Samba vai estar à entrada do cais da cidade; a Escola de samba Caneca Furada, estará na placa central em frente à Secretaria Regional do Turismo e Transportes e o Teatro Municpal; e a Escola de samba “Os cariocas”, actuará em frente à Sé.
No entanto,o momento alto do Carnaval da Madeira de 2010 volta a ser o Cortejo alegócrico, com o tema “Mares e oceanos”. Tal como anos anteriores, as oito trupes e os 1.095 figurantes vão sair da Praça da Autonomia e, depois de percorrer as ruas e avenidas, terminam na Praça do Município, onde, a partir das 22 horas, haverá um espectáculo com a Orquestra Ligeira da Madeira.
Refira-se que, 10 minutos antes da saída, haverá fogo-de-artifício no Parque de Santa Catarina.
Mas o programa de festas não fica por aqui.
Iniciou-se na sexta-feira com a inauguração da exposição “Caneca Furada no Carnaval da Madeira”, patente na galeria da Secretaria Regional do Turismo e Transportes. Um evento teve a primeira edição em 2009 e que Conceição Estudante pretende que continue nos próximos anos a contar a História do Carnaval da Madeira através das diversas trupes que o têm integrado.
Amanhã arranca a música ambiente e as iluminações e as decorações alusivas ao Carnaval.
Na sexta-feira, entre as 10.30 e as 12 horas, haverá a Festa de Carnaval das Crianças, que terá lugar em toda a placa central da Avenida Arriaga. Participa o grupo de Teatro da Associação dos Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística e a Escola Profissional Atlântico. No total, envolve mais de 1.000 crianças.
À tarde, entre as 15 e as 17.30 horas, é a vez do “Carnaval Solidário”. É organizado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal. Conta com a presença de 200 participantes.
Haverá um desfile, pelas 15 horas, nas placas centrais da Avenida Arriaga, ao qual se seguirá uma festa no Jardim Municipal.
Para o dia 16, terça-feira de Carnaval, é a vez do Cortejo trapalhão, com início previsto para as 16 horas, que irá percorrer as mesmas ruas e avenidas do Cortejo alegórico.
Sublinhe-se que, a partir de amanhã, haverá sempre animação e música nas ruas da cidade do Funchal.
Ocupação anda pelos 62 por cento
A taxa de ocupação hoteleira para os dias do Carnaval de 2010 anda à volta dos 62 por cento, de acordo com a sondagem elaborada sexta-feira, dia 5 de Fevereiro, pela Direcção Regional de Turismo. São previsões que Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes, admite poderem melhorar atendendo à procura cada vez mais tardia da compra da viagem.
Contudo, a governante admite que a data do Carnaval este ano, muito em cima do Natal, não ajudou.
O Carnaval deste ano tem um investimento de 350.312 euros, semelhante ao ano anterior.
Envolve 2.710 pessoas, sendo 1.100 crianças no Carnaval das Crianças; 200 pessoas/idosos no Carnaval Solidário e 1.095 participantes no cortejo alegórico, composto por 8 projectos:
- “Os Encantos do Mar”, por João Egídio Andrade Rodrigues;
- “Mar Português”, por Associação Fura Samba;
- “Divindades do Mar”, por Escola de Samba “Os Cariocas”;
- “Segredos do Mar”, pela Fábrica de Sonhos;
- “A Ilha do Tesouro”, pelo Veteranos da Folia;
- “O Oceano em Folia”, pela Turma do Funil;
- “Fantasias de Ninfa”, pela Associação de Animação Geringonça e
- “O Mar e a Pirataria”, Escola de Samba Caneca Furada, que sai em último e terá a presença da Orquestra Clássica da Madeira.
Finalmente, refira-se que o itenerário dos cortejos principais é o seguinte:
Partida da Praça da Autonomia (lado sul), Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa Sul), mudança para faixa Norte (frente ao Marina Shopping) e subida pela Rua Dias Leite, Rotunda do Infante, Av. Arriaga (Faixa Norte – até ao Banco de Portugal), Avenida Zarco (troço Norte), Rua Câmara Pestana e Praça do Município.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos