Gastronómica de Machico celebra 'Bodas de Prata' em 2010 e traz Mariza à Madeira
Data: 10-02-2010
A Câmara Municipal de Machico já definiu o plano de actividades socioculturais para 2010 no concelho.
Tal como o presidente desta autarquia já tinha avançado, apesar das restrições financeiras, as principais atracções culturais do concelho foram mantidos, com destaque para o V Festival 'Viver Dançando', dia 24 de Abril às 21 horas, no Pavilhão do Caniçal, para a V Edição do Mercado Quinhentista, dias 4, 5 e 6 de Junho no Centro de Machico e para a 25.ª Semana Gastronómica de Machico que irá decorrer entre 30 de Julho a 8 de Agosto. Uma data especial daquele que é o principal cartaz da primeira cidade da Região e que, conforme já revelou o DIÁRIO, terá como cabeça-de-cartaz a fadista Mariza, cujo concerto está previsto para o dia 4 de Agosto.
Contudo, Emanuel Gomes vai adiantando que a Câmara não vai inovar neste certame gastronómico. "Vamos manter a mesma estrutura. Não vamos mudar nada", afirmou.
Dinamização sociocultural do concelho de Machico
Com data ainda por definir estão ainda algumas iniciativas como o lançamento do livro alusivo ao Mercado Quinhentista, o lançamento do livro comemorativo dos 25 anos da Semana Gastronómica e o Concerto da Banda Municipal de Machico por comemoração do Centenário da República. Emanuel Gomes explica que o programa agora definido faz parte da "dinamização sociocultural do concelho, que se tem afirmado a par das dinâmicas que os equipamentos culturais têm gerado junto das populações nomeadamente no papel de difusão, descentralização, promoção, democracia culturais e de educação para a cultura".
Nesta linha de acção, reforça o autarca, a "Câmara Municipal de Machico continuará a privilegiar o desenvolvimento da sua acção sociocultural num diálogo profícuo com as instituições educativas e culturais locais e regionais, uma acção traduzida na concretização de parcerias com o objectivo de alcançar um maior envolvimento e participação de toda a comunidade". Um plano cultural extenso visando complementar-se com as iniciativas das instituições culturais.
Autarquia define objectivos para plano de actividades
A autarquia definiu uma série de objectivos concretos que irão nortear o plano de actividades socioculturais para este ano: desenvolvimento de um programa que privilegie as diferentes manifestações artisticoculturais; dinamização dos equipamentos socioculturais do município; promoção da descentralização e democracia culturais; possibilitar uma maior participação na vida cultural do município de todos os cidadãos; valorização do concelho investindo na cultura e em projectos de turismo cultural; mobilização de saberes e recursos para uma política de desenvolvimento cultural.
Principais iniciativas
Fevereiro
Encontro Regional de Modalidades Artísticas - Canto Coral, dia 18, às 10 horas.
Abril
V Festival 'Viver Dançando', dia 24, às 21 horas, no Pavilhão do Caniçal.
Maio
Dias 10 e 21 - Exposição 'Mercado Quinhentista', no Madeira Shopping.
Dia 30 - Colóquio Mercado Quinhentista, na sala de cinema do Fórum de Machico.
Junho
V Edição do Mercado Quinhentista, dias 4, 5 e 6, centro de Machico.
Julho
Encontro de Teatro de Machico (data a definir), Fórum de Machico.
Agosto
25.ª Semana Gastronómica de Machico, entre os dias 1 e 8, com a cabeça-de-cartaz Mariza a actuar no dia 4, na praça central junto ao Fórum Machico.
Setembro
Festa da Uva e do Agricultor, dias 5 e 6, no Porto da Cruz.
Outubro
Dia 3, às 17 horas, concerto com o Coro de Câmara do Gabinete Coordenador de Educação Artística, Grupo Coral Flores de Maio e Grupo Coral das Casas do Povo do Concelho de Machico. O espectáculo é no Centro Cívico do Porto da Cruz.
Novembro
Ciclo de Cinema, no Fórum Machico em data a definir.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos