No auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico
Tem hoje lugar no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA) a primeira de várias conferências subordinadas ao tema "A Música na História da Madeira".
Marcado para as 18 horas, o evento terá como conferencista Paulo Esteireiro e terá como tema "A Música para Piano na Madeira (1810-1930)". O coordenador da Divisão de Investigação e Documentação do Gabinete Coordenador de Educação Artística contará com a participação musical da pianista Olga Kuts, que irá executar as peças musicais "A little Kiss - American Intermezzo" de Edmundo da Conceição Lomelino e "Fantasia N.º 2" de Luiz Peter Clode.
Este ciclo é constituído por seis conferências que irão decorrer entre Janeiro e Dezembro de 2010 e é realizado em parceria com o Centro de Estudos de História do Atlântico. É o resultado de um conjunto de investigações musicológicas que foram realizadas em grande parte no âmbito da Divisão de Investigação e Documentação do GCEA e que têm vindo a recuperar obras musicais históricas de autores madeirenses.
Estas investigações têm sido divulgadas ao público em várias formas, tendo permitido concretizar projectos diversificados no domínio da preservação e divulgação do património musical madeirense.
Neste sentido, foi realizado um documentário sobre músicos madeirenses em parceria com a RTP-M; produzidas edições de cariz biográfico, sobre personalidades ligadas à música; editados vários CD-Rom+Áudio que permitem ouvir as obras musicais madeirenses do passado; e ainda a criação de vários recursos pedagógicos destinados aos alunos e docentes da Madeira.
Neste contexto, o Ciclo "A Música na História da Madeira" tem como um dos principais objectivos «divulgar em conferência os resultados das investigações realizadas e permitir simultaneamente a audição ao vivo de alguns dos exemplos musicais recuperados nos últimos anos».
De salientar ainda que todas as seis conferências contarão com breves momentos musicais executados por músicos do Gabinete Coordenador de Educação Artística.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos