quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Divulgação e degustação de produtos com mel de cana
Manuel António Correia alerta para uma maior dinamização do sector comercial
Data: 10-02-2010
Manuel António Correia, secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, fez ontem um apelo aos madeirenses para que consumam os produtos da terra, nomeadamente aqueles que estão certificados e que são recomendados na dieta alimentar pela sua qualidade.
O governante falava durante a apresentação de uma iniciativa da Fábrica de Mel do Ribeiro Seco, que visa a degustação de produtos com mel de cana-de-açúcar (ver destaque). Manuel António recordou que desde que foi criado o selo de marca de qualidade para este produto regional já foram emitidos pelo Governo Regional (GR) dois milhões de exemplares, o que, de certo modo, explica o sucesso da marca.
A totalidade da cana-de-açúcar que se produz na Madeira é comprada pelos cinco engenhos madeirenses que se dedicam à produção de mel e de aguardente de cana. O secretário regional referiu que quando chegou ao GR, em 2001, a Madeira produzia duas mil toneladas. No ano passado, e resultado das medidas de apoio que foram lançadas pelo executivo madeirense, a região autónoma produziu quase seis mil toneladas de cana, o que satisfaz os engenhos. A etapa seguinte, observou Manuel António, é que dinamizar a parte comercial. "Depois dos agricultores, e bem, estarem a sustentar o mercado, é preciso encontrar mais mercado para o mel de cana, para que a produção agrícola continue a ser sustentada como tem sido até agora", disse o secretário regional, que relevou ainda o facto de entre as medidas de apoio governamental constar a descida da taxa de IVA de 14% para 4%, como forma de cativar os consumidores, tornando o preço mais acessível.
"A Fábrica de Mel do Ribeiro Seco é um belo exemplo dessa dinamização", acentuou Manuel António, que destacou o facto de ter sensibilizado diversas entidades para as iniciativas que têm por objectivo uma maior divulgação do mel, como subproduto da cana-de-açúcar, e como ingrediente fundamental em diversas especialidades gastronómicas, bebidas e doçaria regional.
O facto da Madeira ser uma terra de turismo foi uma questão potenciada pelo governante regional, já que os produtos típicos de uma terra, como são, neste caso, os que são confeccionados com mel de cana, contribuírem para a diversidade e diferença da oferta, o que, naturalmente, aumenta a competitividade e relevância de um destino turístico.
'Stand' promocional no Aeroporto
As acções de divulgação e degustação do mel de cana organizadas pela Fábrica de Mel do Ribeiro Seco terão lugar na área de chegadas do Aeroporto Internacional da Madeira, mais concretamente na zona de recolha de bagagens. Será montado um 'stand' promocional no qual serão apresentados alguns 'mimos' com mel de cana, bolo e broa de mel de cana entre outros produtos regionais. A iniciativa conta com a supervisão técnica de dois conhecidos chefes de cozinha madeirenses: João Espírito Santo (FN Hotelaria) e Octávio Freitas (hotéis Four Views).
A primeira acção decorrerá já na quadra de Carnaval, entre 11 e 13 de Fevereiro, e outras estão agendadas para os períodos de maior acesso de viajantes, como na Festa da Flor, Páscoa, Verão, Natal e Passagem do Ano.
Na apresentação do programa de acções agendadas para o aeroporto da Madeira, Vasco Melim, proprietário da fábrica, fez questão em destacar o apoio das entidades que tornaram viável estas iniciativas, nomeadamente a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, a ANAM, a FN Hotelaria e a cadeia hoteleira Four Views.
Ontem, na Fábrica de Mel do Ribeiro Seco, foram apresentados diversos produtos confeccionados com mel de cana, criações dos chefes de cozinha referidos, bem como uma nova bebida licorosa feita à base de rum e mel de cana, que está a ser produzida por uma fábrica regional de bebidas.
DN Madeira
http://www.fabricaribeiroseco.com/
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